Satélite StarOne C3, da Embratel, é lançado com sucesso

A Embratel e seu braço de operações por satélite StarOne lançaram neste sábado, dia 10, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, o satélite StarOne C3. O satélite será utilizado para ampliar a capacidade da StarOne em bandas C e Ku na região andina, na região da Flórida e na área marítima onde estão localizadas as reservas de petróleo no pré-sal, a 300 km da costa brasileira. A cobertura no território continental brasileiro, obviamente, também será reforçada. O satélite é um equipamento de 3,2 toneladas, produzido pela norte-americana Orbital, com 28 transpônderes em banda C e 16 em banda Ku e vida útil projetada de 15 anos. O projeto, construção e lançamento do C3 e do StarOne C4, que será lançado em 2014, consumirão U$S 600 milhões, mais ou menos metade para cada satélite (o C3 tem custo estimado de US$ 260 milhões). O lançamento bem-sucedido foi realizado pela Ariane Space, e foi o de número 210 da empresa.

Notícias relacionadas
O lançamento foi acompanhado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, pelo general Carvalho, subchefe de comando e controle do Ministério da Defesa, pelo coronel Veiga, da Aeronáutica, pelo presidente da Anatel, João Rezende, pelos secretários do Minicom Maximiliano Martinhão (Telecomunicações) e Genildo Lins (Radiodifusão) e pelo conselheiro da Anatel Marcelo Bechara. Raupp e Bernardo saudaram o feito como uma conquista brasileira e lembraram a importância da participação dos técnicos brasileiros no projeto e a relevância da infraestrutura para o País.

José Formoso, presidente da Embratel, destacou em entrevista a este noticiário e que circula na íntegra na edição de novembro da TELETIME que o C3 é um passo importante para atender à crescente demanda por capacidade de TV e dados no Brasil, sobretudo com os eventos esportivos, mas também para permitir uma ampliação da atuação da StarOne na América Latina, já que é a única empresa do grupo América Móvil a ter capacidade satelital própria. O C3 é o sétimo satélite da frota da StarOne e substituirá o B3, já em final de vida útil, na posição 75° W.

O satélite passará agora por uma série de testes e pelo posicionamento final e estará em operação em cerca de um mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!