Empresas anunciam acordo para desenvolvimento local de soluções óticas de alta capacidade

O crescimento da indústria local de telecomunicações ultimamente tem sido acompanhado pelas constantes queixas de falta de estimulo governamental e interesse das multinacionais em desenvolvimento local de tecnologias inovadoras.

Notícias relacionadas
Para ajudar a resolver o problema, o CPqD, a Padtec e a Civcom anunciaram nesta quinta-feira, 10, um acordo que prevê a união de esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas de interesse comum das três organizações.

No evento, que contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as empresas anteciparam o primeiro projeto conjunto, que desenvolverá um módulo para equipamentos de transmissão ótica a 100 Gbps, baseados em tecnologia de multiplexação por divisão de ondas densas (DWDM) e nas especificações internacionais de interoperabilidade definidas pelo Optical Internetworking Forum (OIF).

O trabalho será realizado pelo CPqD e a Civcom (empresa israelense adquirida pela Padtec, em 2008) e terá como base os resultados obtidos com o Projeto Gigabit Ethernet (GETH), que vem sendo conduzido pela empresa de Campinas desde o ano passado, com recursos do Funttel e apoio da Finep. O objetivo é desenvolver sistemas de comunicação óptica para banda larga capazes de oferecer troughputs de 8 Tbps por fibra óptica (WDM com 80 canais de 100 Gbps).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.