Brasileira vai presidir organização internacional de satélites ITSO

Renata Brazil-David, ao centro. Foto: ITSO

A brasileira Renata Brazil-David será a nova diretora-geral da Organização Internacional de Satélites de Telecomunicações (ITSO, na sigla em inglês). Ela foi eleita na última quarta-feira, 9, por 80 votos contra 10.

Brazil-David concorria com Xiaoyang Gao, da China. A eleição foi realizada durante a Assembleia de Partes da ITSO, que está ocorrendo entre 8 e 10 de outubro em Washington, Distrito de Colúmbia (DC), nos Estados Unidos.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em seu discurso de apresentação de Renata Brazil-David, destacou a importância histórica da eleição, já que pela primeira vez, uma mulher ocupará o posto máximo da entidade.

Notícias relacionadas

Atuação internacional

A campanha que ajudou a eleger Renata Brazil-David envolveu um esforço conjunto da Anatel e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para a agência reguladora, o resultado bem-sucedido representa mais um espaço ocupado pelo Brasil em posições relevantes em organismos internacionais.

A ITSO é uma organização intergovernamental com 149 estados-membros, com sede em Washington, nos Estados Unidos, e que tem por missão a prestação de serviços públicos e a difusão do acesso à conectividade com o uso da tecnologia satelital.

Suas atribuições incorporam o princípio estabelecido na Resolução 1721 (XVI) da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA, na sigla em inglês), que define que "todas as nações devem ter acesso a comunicações por satélite".

Perfil

Renata Brazil-David é bacharel em direito e negócios pela Universidade Politécnica de Anglia, em Cambridge, Reino Unido. Possui mestrado em direito internacional pela Universidade britânica de Essex e doutorado em direito pela Faculdade de Direito de Washington, nos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!