A brasileira Renata Brazil-David será a nova diretora-geral da Organização Internacional de Satélites de Telecomunicações (ITSO, na sigla em inglês). Ela foi eleita na última quarta-feira, 9, por 80 votos contra 10.
Brazil-David concorria com Xiaoyang Gao, da China. A eleição foi realizada durante a Assembleia de Partes da ITSO, que está ocorrendo entre 8 e 10 de outubro em Washington, Distrito de Colúmbia (DC), nos Estados Unidos.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em seu discurso de apresentação de Renata Brazil-David, destacou a importância histórica da eleição, já que pela primeira vez, uma mulher ocupará o posto máximo da entidade.
Atuação internacional
A campanha que ajudou a eleger Renata Brazil-David envolveu um esforço conjunto da Anatel e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para a agência reguladora, o resultado bem-sucedido representa mais um espaço ocupado pelo Brasil em posições relevantes em organismos internacionais.
A ITSO é uma organização intergovernamental com 149 estados-membros, com sede em Washington, nos Estados Unidos, e que tem por missão a prestação de serviços públicos e a difusão do acesso à conectividade com o uso da tecnologia satelital.
Suas atribuições incorporam o princípio estabelecido na Resolução 1721 (XVI) da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA, na sigla em inglês), que define que "todas as nações devem ter acesso a comunicações por satélite".
Perfil
Renata Brazil-David é bacharel em direito e negócios pela Universidade Politécnica de Anglia, em Cambridge, Reino Unido. Possui mestrado em direito internacional pela Universidade britânica de Essex e doutorado em direito pela Faculdade de Direito de Washington, nos Estados Unidos.