Cerca de 20% das crianças e adolescentes brasileiros não acessam a Internet

Cresceu a frequência de uso da Internet no Brasil por crianças e adolescentes em 2015, mas ainda há cerca de 20% dessa população, ou 5,9 milhões de meninos e meninas entre 9 e 17 anos de idade, que não acessam a rede. Além disso, dentro desse universo de desconectados, 3,4 milhões nunca chegaram a acessar a Internet. Os dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) nesta segunda, 10, que ouviu 6.163 pessoas (metade com crianças e adolescentes, metade com pais ou responsáveis) entre novembro de 2015 e junho de 2016.

Como observado em outras edições da pesquisa, a disparidade sócio-econômica e regional continua existindo. Do total de desconectados, 15% afirmam que é por não ter disponibilidade de acesso em domicílio. Nas áreas rurais, o índice chega a 30%, enquanto nas regiões Norte e Nordeste, o percentual é de 31% e 21%, respectivamente. Assim, nas famílias com renda mensal de até um salário mínimo é maior essa alegação (31%). Por classe social, este é o motivo para 36% da classe D/E.

Da mesma forma, há desigualdade também entre os conectados. A quantidade de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos que acessam a Internet no Brasil chegou a 80%, ou 23,7 milhões de usuários. A proporção é de 90% no Sul do País, 88% no Sudeste, 85% no Centro-Oeste, 71% no Nordeste e 56% no Norte. E enquanto 97% das classes A e B acessam a rede, apenas 51% dos jovens nas classes D e E têm a mesma oportunidade. Vale ressaltar que na pesquisa referente a 2014, eram 20,5 milhões de jovens, mas a faixa etária era diferente (entre 10 e 17 anos).

Notícias relacionadas

"Mesmo entre os que já superaram a barreira de acesso, algumas desigualdades se mantêm", avalia a coordenadora da pesquisa, a pesquisadora do Cetic.br, Maria Eugênia Sozio. "Do total em 2014, (a quantidade de jovens) com acesso à Internet mais de uma vez por dia cresceu de 21% para 66%, e o crescimento na classe D/E foi de 25% para 49%", completa. Confira no gráfico abaixo.

tic-kids-online-br-2015

Meios de acesso

De acordo com a pesquisa, 83% do público jovem que acessa a Internet o faz por meio do celular. Importante notar, porém, que 31% acessam exclusivamente com esse tipo de dispositivo, proporção que sobe para 55% no recorte das classes D e E. Os computadores (desktop, laptops e tabets) perderam popularidade e foram a escolha de 64% das crianças e adolescentes (contra 81% em 2014). "Entre crianças usuárias de Internet, existem diferenças importantes e merecem políticas públicas, significa que a pura política de inclusão digital não é suficiente", diz Sozio. Ela acredita que o aumento no uso do celular foi o responsável pelo avanço da maior frequência do acesso.

Isso tem implicações no desenvolvimento de habilidades, segundo o pesquisador do Cetic.br, Alexandre Barbosa. "Para redes sociais de maneira geral, o celular resolve a situação, mas para o desenvolvimento de outras habilidades mais complexas, o celular é limitador", afirma. "Infelizmente, vemos maior acesso somente pelo celular justamente nas classes menos favorecidas, os que não têm banda larga fixa em casa."

No tipo de acesso, 71% acessam a Internet utilizando o celular por meio de Wi-Fi, e 46% usam somente redes móveis. A proporção muda de acordo com a acessibilidade de infraestrutura na região: enquanto no Sudeste fica em 75% e 47%, respectivamente, no Norte fica em 67% e 61%. Vale ressaltar, contudo, que o Nordeste é onde há maior proporção de acesso via Wi-Fi: 77% (e 44% por redes 3G e 4G). O acesso pela rede móvel também é maior nas classes D e E, com 50% (e 66% via Wi-Fi). "Muitas crianças de classe D/E dependem exclusivamente de pacote de dados. Mais uma vez, fa gancho com o tipo de oportunidade ao qual essas crianças estão expostas – ou seja, com velocidade e qualidade de conexão inferiores, em que algumas atividades não são possíveis", analisa Maria Eugênia Sozio.

Alexandre Barbosa ressalta ainda a redução na quantidade crianças que afirmam acessar a Internet na escola, de 38% em 2014 para 31%. Ele lembra que na pesquisa TIC Educação, há a informação de que a maior parte das escolas já estão conectadas, mas muitas ainda não permitem o acesso ao aluno. "Temos proporção de crianças que acessam somente pelo celular e, justamente na escola, onde poderia ter acesso a conteúdos e ter mediação adequada pelos educadoras, ela (a Internet) é bloqueada", declara.

Exposição e gênero

A pesquisa mostra ainda uma exposição ao discurso de ódio e intolerância na Internet: 37% das crianças e adolescentes (8,8 milhões de jovens) afirmaram ter visto alguém ser discriminado na rede no último ano. Quanto mais velho, maior exposição: entre 15 e 17 anos, 51% presenciaram essas atividades online, enquanto entre 9 e 10 anos, o percentual é de 11%. O motivo mais alegado é de preconceito de cor ou raça, com 23%; enquanto 13% mencionaram aparência física; e 10%, relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Para 6%, o abuso na Internet foi com elas mesmas.

E se por um lado a quantidade de acessos é equivalente entre meninos e meninas, a finalidade não é equilibrada. Os meninos usam mais a rede para jogar online (57%, contra 17% das meninas). Por outro lado, elas usam mais (84%, contra 73% dos meninos) para pesquisas de trabalhos escolares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!