Unotel e Nagra oferecerão TV paga para ISPs em 2014

A Unotel, fornecedora da infraestrutura para provedores de Internet (ISPs), e a Nagra assinaram contrato para o lançamento de um serviço de TV por assinatura no primeiro semestre de 2014. Idealizado pela Unotel, o serviço será comercializado por parceiros ISPs em todo o território nacional sob uma única marca. Ele estará disponível, inicialmente, para cerca quatro milhões de assinantes de banda larga de aproximadamente 300 empresas de Internet que já estão participando do projeto. A Unotel planeja aproveitar a realização da Copa do Mundo e das Olímpiadas para expandir o serviço. De acordo com o diretor de novos negócios da empresa, Fernando Ambrósio, o objetivo é contar com 900 ISPs comercializando a marca em todo o País. "Com essa quantidade de empresas, cobriríamos 90% do território nacional", diz.

Notícias relacionadas
A Unotel está negociando com programadores para montar a grade de canais do serviço e contratou a Media Networks para transmitir o sinal. A transmissão do conteúdo broadcast será feita por DTH, com uma rede CDN distribuindo conteúdo e serviços adicionais, como vídeo sob demanda, por meio da rede de Internet dos provedores em um modelo over-the-top (OTT). Caso possua uma rede híbrida, com cabo ou fibra, o ISP poderá optar por investir em um mini headend para converter o sinal do satélite e oferecer serviço de IPTV com essa infraestrutura, usando o DTH de forma complementar. "Algumas empresas estão optando pela TV totalmente DTH, mas muitas vão investir para aproveitar sua infraestrutura de cabos ou fibra. Escolhemos o DTH para poder levar o sinal para todo o País", explica Ambrósio.

O provedor de Internet que comercializar o serviço será responsável pelo investimento nos equipamentos e pela prestação de todos os serviços ao assinante, como venda, assinatura de contrato, instalação, atendimento, cobrança, suporte e manutenção, enquanto a Unotel será responsável pelos serviços de transmissão, programação, criptografia, CRM e OTT.

Para integrar o conteúdo transmitido por DTH com a interatividade da Internet, o serviço de TV paga da Unotel utilizará set-top boxes híbridos, capazes de operar com sinal IP, DTH e digital terrestre, com a tecnologia de proteção de conteúdo Nagra Media Access. Será a primeira oferta comercial de TV paga utilizando o middleware OpenTV 5 da Nagra no Brasil. O middleware contempla a possibilidade de operar aplicações desenvolvidas para o sistema Ginga no futuro. O set-top box também permite a conexão de um HD externo, que permite armazenar conteúdo digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!