Oi prevê 2.300 sites para 4G em 2013

A Oi pretende instalar equipamentos para a cobertura 4G em 2.300 sites já existentes até o final do próximo ano. Destes, ao menos 2.100 já estão aptos a receber os aparelhos necessários para se fazer a banda larga de quarta geração. 

Notícias relacionadas
De acordo com a empresa, as primeiras experiências comerciais com o serviço acontecerão nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorre na metade do próximo ano: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife. Além destas localidades, São Paulo também deve receber a cobertura de quarta geração da operadora até abril de 2013. Para esta empreitada, como antecipado por este noticiário, a companhia usará equipamentos da Alcatel-Lucent, Ericsson e Nokia Siemens Networks. A informação foi confirmada pela Oi na manhã desta quarta-feira 10.

Na fase inicial do projeto, a estratégia da empresa para a implantação do LTE consiste no reaproveitamento de sites atuais, nos quais serão mantidas ativas estações radiobase (ERBs) de 2G e 3G. “Claro que vamos precisar de mais instalações para fazer a cobertura, mas nesta primeira fase não vislumbramos novas construções”, afirmou o diretor de operações da Oi, James Meaney. “Até 2015 serão muito mais sites”. Segundo ele, outra alternativa para reduzir o custo de investimentos em rede será o compartilhamento de infraestrutura. Hoje ao menos 30% dos sites da empresa são usados em parceria com outras empresas. “Quanto mais compartilhar, melhor”, disse.

Meaney também comentou que a empresa estuda como fará para conciliar o HSPA+ com o 4G, uma vez que a nova tecnologia tem apelo maior nas localidades onde há demanda por 3G com mais velocidade. “Talvez reduza a necessidade de investimento, mas ainda haverá demanda por 3G e HSPA+”.

Lançamentos

Embora a data prevista para o lançamento do 4G ainda seja a Copa das Confederações, a empresa já trabalha com testes avançados da tecnologia em algumas das localidades onde o produto será comercializado. Entre as cidades nas quais a Oi já mantém este programa de testes estão: Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. “Estamos ligando a rede 4G numa área grande e disponibilizando a pessoas da empresa e parceiros”.

Para o lançamento do 4G, a companhia mantém negociações com fabricantes de handsets e ao menos três dispositivos móveis foram confirmados pela empresa: aparelhos celulares da Samsung e da Motorola e um modem da Huawei. Até meados de 2013, ao menos outros seis devem ser homologados pela Anatel e tendem a ser incorporados ao portfólio da Oi.

Fibra

Provavelmente antes do 4G, a Oi deve colocar no mercado seu serviço de banda larga via FTTH na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o executivo, as vendas deste produto devem começar neste fim de ano. Atualmente a empresa faz testes na Barra da Tijuca, Leblon e outros bairros da Zona Sul da capital fluminense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!