Crise vai aumentar os preços no Natal, prevê ZTE

A ZTE, que há cerca de duas semanas entrou no mercado de handsets no Brasil, teve sorte. Conseguiu trazer os componentes necessários para a montagem dos produtos no País e negociá-los com a TIM (que terá um prazo de exclusividade) e algumas lojas de varejo com o dólar entre R$ 1,60 e R$ 1,90, dias antes de estourar a crise que gerou uma alta da moeda americana. Apesar disso, a companhia já considera que para o Natal haverá uma demanda menor por celulares, em conseqüência do maior preço dos aparelhos, a não ser que as operadoras aumentem o índice de subsídio para compensar a alta do dólar e comercializar os aparelhos a preços "antigos". "O custo é em dólar e a previsão de compra e venda das operadoras também é toda baseada na moeda americana. Ou seja, para o consumidor final o preço deve subir para o Natal, se as operadoras não quiserem arcar com a diferença", analisa Bernardo Weisz, gerente de vendas da ZTE.
Soma-se ao maior custo, a dificuldade de obtenção de crédito que assola a economia mundial. Na visão de Weisz, o consumidor de baixa renda que opta por parcelar em diversas vezes a sua compra também será penalizado com parcelas mais caras, o que poderá afastar aquelas camadas mais sensíveis a preço. "O consumidor na ponta compra menos. Todos os fabricantes vão sofrer impacto no volume de vendas", diz ele. Para o futuro, a expectativa da ZTE também não é das mais otimistas. "O cenário não é bonito. Não mesmo. É difícil acreditar que isso é uma tempestade de verão". Apesar de considerar um menor volume de vendas para "todos os fabricantes" a ZTE oficialmente trabalha com a mesma expectativa de vendas anunciada há duas semanas: 500 mil unidades.
Na opinião de César Augusto Monteiro, consultor da Capgemini, o momento atual é de indefinição. Segundo ele, neste momento todas as companhias que importam, seja produto acabado ou componentes, estão esperando uma estabilização da moeda americana para tomarem alguma decisão. Ele lembra que se o dólar se estabilizar num patamar alto, algumas empresas podem até passar a produzir no Brasil. "Todo mundo está esperando estabilizar o cenário para o bem ou para o mal. Os importadores faziam operações de crédito e agora perderam a capacidade de se alavancar. Pode haver uma retração danada", acredita.

Notícias relacionadas
Nesta sexta-feira, 10, dois importantes bancos de investimentos reduziram a perspectiva de crescimento do mercado de telefonia móvel global para o ano que vem. O UBS reviu sua projeção de crescimento de 6% para 3%. Já o JP Morgan, mesmo com a revisão do percentual de crescimento, é mais otimista. O corte foi de 8,1% para 6,1%. De acordo com analistas, o mercado de reposição de aparelhos deverá continuar, mas o consumidor estará cauteloso para fazer upgrades de aparelhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!