Vivo lança RCS com Google

Foto: Pixabay.com

[Publicado no Mobile Time] A Vivo acaba de lançar o serviço de mensageria RCS (Rich Communcation Service), tido como a evolução do SMS. A companhia optou por adotar a plataforma de RCS fornecida pelo Google, hospedada na nuvem. Trata-se da segunda operadora no Brasil a adotar o padrão RCS – a primeira foi a Oi, no começo deste ano. Mobile Time testou e confirmou que a interoperabilidade do RCS entre Vivo e Oi já está funcionando.

Ao longo das próximas duas semanas, começando nesta terça-feira, 10, os usuários da Vivo com smartphone Android serão gradativamente habilitados a utilizar o RCS. Para tanto, é necessário que tenham em seu aparelho o aplicativo Mensagens (Android), do Google. Quem tiver, receberá dentro desse período de duas semanas uma notificação da Vivo comunicando a novidade.

Nesta primeira fase, o RCS da Vivo vai funcionar somente para troca de mensagens entre usuários finais (P2P). O uso do serviço será ilimitado e o tráfego de dados não será descontado da franquia do usuário.

"Estamos desenvolvendo casos de uso de comunicações da própria Vivo que vão utilizar as funcionalidades do RCS. Conforme a gente comece a se comunicar com o cliente assim, ele perceberá que o app de mensagens evoluiu. A primeira campanha via RCS da Vivo deve acontecer este ano, mas não temos uma data fechada", relata Rodrigo Gruner, diretor de serviços digitais e inovação da Vivo, em conversa com Mobile Time.

A abertura do RCS para campanhas de terceiros, dentro do modelo de A2P, ainda não tem previsão para acontecer. "O mais provável é que seja no início do ano que vem, mas nosso esforço é para tentar algo ainda este ano", diz o executivo. A Vivo não definiu seu modelo de negócios para RCS A2P, mas a expectativa é de que trabalhe tanto com um preço por mensagem quanto com um preço por conversa, que será mais caro, assim como outras operadoras estão fazendo.

Com RCS, o aplicativo de mensagens de texto passa a ter funcionalidades típicas de apps over the top (OTT), como verificar se o destinatário recebeu e leu a mensagem; ver quando a outra pessoa está digitando; formar grupos de conversas; trocar conteúdo multimídia, como fotos, vídeos, gifs animados e mensagens de áudio etc.

O grupo Telefônica conferiu liberdade para que cada uma das suas operadoras escolha livremente o fornecedor de RCS. Na América Latina, México e Brasil até agora escolheram o Google.

Análise

O RCS abre a possibilidade de as teles reconquistarem seus usuários para um serviço de mensageria. Ao longo dos últimos anos, com a popularização dos smartphones, as pessoas trocaram o SMS por aplicativos de mensageria com interface melhor e mais funcionalidades, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram.

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel de agosto deste ano, 98% dos internautas brasileiros com smartphone possuem o WhatsApp instalado. E 98% destes declaram que abrem o WhatsApp todo dia ou quase todo dia. Já no caso do SMS, 51% afirmam que recebem SMS todo dia ou quase todo dia, mas apenas 22% enviam SMS todo dia ou quase todo dia.

O uso do SMS no Brasil tem se concentrado especialmente na comunicação de marcas com seus consumidores para envio de notificações, como o uso do cartão de crédito ou o status de entrega de um pedido. Com o RCS, essa comunicação poderá ser multimídia. Uma companhia aérea conseguirá enviar o cartão de embarque, por exemplo, por RCS.

Se as teles estimularem seus atuais clientes de SMS A2P a experimentarem uma comunicação multimídia via RCS, há uma chance de os usuários finais começarem a testar esse canal também para conversarem com amigos. O fato de não haver desconto da franquia de dados pode ser mais um atrativo, pelo menos para clientes pré-pagos.

Mas para o RCS deslanchar falta a adesão das demais teles. Uma andorinha (ou duas, neste caso) não faz verão. O grupo América Móvil, que controla a Claro, lançou RCS no México. Seria natural que a operação no Brasil fizesse o mesmo e algum momento. A TIM e a Nextel, por sua vez, já declararam interesse na tecnologia, mas ainda não divulgaram uma data de lançamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.