Huawei retira ação contra governo dos EUA após receber equipamentos detidos de volta

A Huawei cancelou na segunda-feira, 9, um processo movido contra o governo dos Estados Unidos em junho deste ano. Segundo informou nesta terça, 10, a subsidiária norte-americana da fornecedora chinesa havia movido uma ação contra o departamento de comércio dos EUA após ter equipamentos detidos por autoridades em setembro de 2017. "Após uma apreensão prolongada e inexplicável, a Huawei decidiu desistir do caso após o governo dos EUA devolver o equipamento, na qual a Huawei considera tácito admissão de que a apreensão em si era ilegal e arbitrária", declara a empresa em comunicado. O caso já havia sido levantado pela companhia como um dos pontos de preocupação entre várias "ações inadequadas e injustificadas" por parte do governo norte-americano. 

Na visão do diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, a decisão é uma "vitória de fato, apesar da dispensa voluntária do processo". Entretanto, ele expressa desapontamento com a falta de explicações sobre a detenção dos aparelhos. A companhia cobrou explicações no pedido de retirada da ação. "Ações arbitrárias e ilegais do governo como essas – detendo propriedade sem causa ou explicação – deveriam servir como um aviso para todas as companhias fazendo negócios normais nos Estados Unidos; e deveriam ser sujeitas a impedimentos legais", afirmou o executivo em comunicado.

Para a Huawei, o governo dos EUA estaria utilizando "cada ferramenta à sua disposição – incluindo poderes jurídicos e administrativos – para interromper as operações normais de negócio da companhia". A companhia acusa os norte-americanos de obstrução por meio de "intimidação, negação de vistos e detenção de exportações".

Notícias relacionadas

Os equipamentos apreendidos incluíam servidores, switches Ethernet e outros aparelhos de telecomunicações feitos pela Huawei na China. A companhia alega que eles seriam enviados de volta ao país asiático após "testes comerciais e certificação em um laboratório na Califórnia em setembro de 2017". O departamento de comércio dos EUA entendeu diferente, acusando a fornecedora de violar "preocupações não identificadas" de exportação. A Huawei afirma ter realizado múltiplas solicitações nesses dois anos para que o governo norte-americano decidisse se era necessária uma licença de exportação para permitir o envio de volta à China. 

Com isso, a China afirma "não ter tido alternativa a não ser entrar com um processo" em junho deste ano, no tribunal distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, contra o a "prolongada e inexplicada falha do governo dos EUA em determinar se o equipamento poderia ser enviado à China sem uma licença de exportação". A Huawei alega que isso violaria a constituição e a lei de procedimentos administrativos norte-americanas. 

Em agosto deste ano, o governo dos Estados Unidos informou que, após investigação, entendeu que não seria necessária a licença de exportação. Disse ainda que a Huawei havia atendido à regulação de exportação, e que os equipamentos seriam enviados de volta à subsidiária norte-americana sem custos para a empresa. 

Vale lembrar que a Huawei mantém outro processo contra o governo dos EUA. Aberto em março deste ano, desta vez de natureza estritamente Constitucional e contra determinados aspectos do National Defense Authorization Act (NDAA), especialmente a Seção 889 da lei (uma espécie de Lei de Segurança Nacional dos EUA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!