Abert propõe trabalho conjunto com teles para migração da faixa de 700 MHz

O setor de radiodifusão, assim como o de telecom, é altamente regulado, mas com o agravante de que a regulamentação do setor de TV aberta remonta à década de 60 e, nas palavras do presidente da Abert, Daniel Slaviero, "muito mais defasada em relação ao que o ambiente convergente e de competição impõe".

Notícias relacionadas
Mas o ponto principal de preocupação do setor é a migração da TV analógica para a digital e a consequente desocupação da faixa de 700 MHz para dar lugar à banda larga móvel. "Estamos, nós e as teles, diante do maior desafio dos últimos tempos, que enfrentaremos juntos com a liberação da faixa de 700 MHz. Temos várias criticas sobre o processo de migração da faixa estar atrelado ao leilão, mas isso não foi escolha nossa, foi decisão política", comenta Slaviero.

Para ele, o investimento bilionário que as operadoras estão prestes a fazer no próximo leilão do 4G passa por uma convivência de todas as medidas propostas. "Estamos bastante preocupados e dispostos a trabalhar junto com o setor de telecom para que todas essa governança funcione de maneira correta. A faixa de 700 MHz já perdemos, não é mais da radiodifusão, temos agora que trabalhar na transição", diz.

Ele acredita que o remanejamento dos radiodifusores, a distribuição de set-top boxes e o alcance da meta de 93% dos domicílios com TV digital demandará um "trabalho hercúleo". "Os próximos anos serão determinantes para o nosso futuro e do setor de telecom, que vai agora investir bilhões nessa faixa. Investimos bilhões na digitalização do sinal, não tivemos incremento das receitas e temos custos duplicados para manter o sinal analógico e fazer implantação e operação do digital. Por isso é tão importante para nós", explica.

Ele acrescenta que a decisão da Anatel de dar um intervalo de um ano entre o desligamento da TV analógica e o início da operação do LTE foi acertada. "Obviamente tem impacto econômico para as teles, mas a decisão é correta. Não pode misturar problemas de distribuição do sinal com as interferências com a operação da banda larga móvel e a maior parte do problema virá com um ano da operação", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!