Vivo lançará solução de pagamento móvel por NFC em 2014

A Telefônica/Vivo lançará uma solução de pagamento móvel que funciona pela tecnologia de comunicação por proximidade de campo (NFC) no início do ano que vem. Em janeiro deste ano, a operadora já havia anunciado a parceria com o Bradesco para um serviço da carteira eletrônica voltada para usuários de smartphones com contas bancárias.

Notícias relacionadas
A solução está em fase final de testes com funcionários e deve ser implementada em algumas cidades ainda este ano. "Fizemos um acordo e compramos uma plataforma de TSM (Trusted Service Manager), que é aquela na qual o banco conversa com a operadora para trocar informações do usuário e permitir a transação por NFC. Vamos anunciar a compra nesta semana", conta o diretor de serviços digitais da Telefônica/Vivo, Maurício Romão.

Por enquanto, somente o Bradesco terá o serviço, mas a operadora está conversando com outras instituições financeiras. "Gostaríamos que todos os bancos tivessem a mesma solução", diz Romão.

A expectativa para o lançamento é boa, embora Romão reconheça que ainda há muitas barreiras para o NFC. "Sem dúvida é a melhor tecnologia de hoje para pagamentos móveis, mas é necessário construir uma infraestrutura para isso e o cliente precisa dar um passo em direção ao serviço, pois nem todos os smartphones são compatíveis com a tecnologia; portanto, ele teria que trocar de aparelho." O executivo também destaca que além do smartphone, é necessário que o chip esteja habilitado para NFC e que os pontos de venda tenham o leitor da tecnologia. "O mercado de pagamentos móveis por NFC vai acontecer, mas é um processo lento. Mas é fato que todo mundo está se movimentando nessa direção para não ficar para trás", afirma.

Durante o evento Mobile Payments nesta terça-feira, 10, o executivo destacou que o varejo é a área mais interessante em termos de receita para o serviço de carteira eletrônica. O usuário poderia, por exemplo, receber ofertas de lojas de acordo com a sua localização e criar laços de fidelização com estabelecimentos de forma mais simples do que com cartões ou vouchers físicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!