Em nova estratégia para o segmento móvel, Oi passa a focar em jovens e no pré-pago

Zeinal Bava, presidente da Oi, deu sua primeira entrevista coletiva nesta terça, dia 10, desde que assumiu o comando da operadora. A opção de Zeinal foi marcar sua primeira apresentação com o lançamento de um produto forte, que evidenciasse o foco estratégico que a sua gestão busca implementar. Ainda que as linhas gerais da estratégia da Oi sejam parecidas com o que a empresa já vinha fazendo (foco na oferta convergente, ênfase no segmento residencial e na mobilidade), a Oi agora tem um objetivo claro: ganhar market share no segmento móvel, com crescimento no segmento pré-pago, e na segmentação de mercados. "No segmento móvel, o pré-pago será a âncora, vamos apostar no pós-pago também, com mais 3G e, no futuro, 4G. No celular, temos que aspirar uma cota de mercado que esteja mais alinhada com nosso tamanho e nosso potencial", disse o CEO da Oi.

Notícias relacionadas
Oi Galera

O primeiro produto com a cara da nova gestão, anunciado nesta terça por Zeinal Bava, é o Oi Galera, que será lançado na próxima sexta, 13. Trata-se de um plano agressivo de pré-pago, focado no público jovem (18 a 25 anos).

A opção por um plano desenhado para esse segmento partiu da constatação, segundo Bava, de que havia uma forte identificação da marca Oi com esse segmento. O desenho do plano também foi feito a partir de contribuições de pessoas dessa faixa etária. A diferença é que a Oi recorreu ao seu próprio pessoal, buscando ouvir seus colaboradores que têm esse perfil etário sobre seus hábitos de uso, necessidades e expectativas. O resultado foi um plano pré-pago, cobrado em base diária (a cada dia que o Oi Galera é usado, ele consome R$ 0,99 dos créditos do cliente), com uma oferta de dados ilimitada no Wi-Fi (a Oi tem mais de 160 mil pontos de acesso), grande quantidade de SMS (500 SMS on-net e 30 para outras operadoras, por dia), acesso 3G (até 5 MB de franquia diária, acima disso a velocidade cai a 50 kbps) e voz (60 minutos dentro da rede da Oi, por dia). Além disso, o plano dá direito a um aplicativo de streaming de música, o Oi Toca Aí, de uso ilimitado. Outra mudança importante é na forma de venda e relacionamento.

Distribuição

A Oi baseará o crescimento do Oi Galera na distribuição de chips em ações promocionais (começando com o Rock in Rio, onde serão distribuídos 30 mil chips), interação via Facebook e Twitter no modelo "member get member" e pelo site, onde será oferecida a opção de cadastro para interessados. A restrição de segmento garante à Oi que não haverá um fluxo descontrolado de clientes para o plano. Quem estiver fora da faixa etária pode entrar, por exemplo, mediante pagamento de uma taxa.

Na questão do atendimento, a Oi também segmentou uma parte de sua equipe de call center e de resposta a redes sociais para atender apenas ao Oi Galera, com a mesma faixa etária e linguagem.

"Nossa estratégia é desenvolver produtos em cima dos segmentos de mercados que atendemos. Esse foi o primeiro passo, mas certamente haverá outros produtos semelhantes, para outros segmentos", disse Zeinal Bava.

A Oi não se mostra preocupada com a baixa rentabilidade que planos pré-pagos costumam ter. A aposta da Oi é que o menor custo de aquisição, a fidelidade do cliente e, sobretudo, a escala de um produto agressivo garantirá as margens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!