Brasil representa maioria dos acessos HSDPA na América Latina, diz 3G Américas

A primeira rede HSDPA na América Latina foi lançada pela chilena Entel PCS, em dezembro de 2006. Embora tenha iniciado a operação de redes nessa tecnologia quase um ano depois, o Brasil já é o líder na região em termos de número de assinantes com terminais UMTS. O diretor para América Latina da 3G Américas, Erasmo Rojas, estima que o Brasil represente hoje mais da metade da base de usuários HSDPA na região. "Foi incrível a adesão a esse serviço no Brasil em tão curto espaço de tempo", comentou o presidente da 3G Américas, Chris Pearson. Não se tem números precisos, mas é sabido que já passou de 1 milhão a quantidade de assinantes dessa tecnologia na América Latina. "Na Argentina são cerca de 200 mil. E no Chile, 100 mil", estima Rojas. Ao todo, há no momento 33 redes HSPDA em operação comercial na região, distribuídas em 17 países.
O fato de as redes 3G terem chegado mais tarde à América Latina, se comparado com o lançamento na Europa, pode ter sido benéfico para o mercado da região, lembra Pearson. "A vantagem de lançar depois dos outros é que os preços dos equipamentos estão mais baixos e há maior variedade de aparelhos", explica o executivo.
Hoje, a maioria dos acessos às redes HSDPA é feita através de modens USB. Mas Rojas acredita que a proporção de telefones 3G crescerá bastante em um futuro próximo, com o lançamento de novos modelos, como o iPhone e o BlackBerry Bold.

Notícias relacionadas

Espectro

Os dois executivos disseram que o problema de falta de espectro para telefonia celular não se limita ao Brasil, mas a toda a América Latina. Uma das saídas pode estar na faixa de 700 MHz, que poderá servir para o LTE. Essa freqüência foi recentemente leiloada nos EUA. Pearson acredita que a decisão norte-americana influenciará os reguladores de vários países do continente. O Chile, por exemplo, prometeu leiloar em breve licenças em 700 MHz para serviços móveis.
Rojas e Pearson estiveram no Rio de Janeiro esta semana para participar do seminário AmericasCom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!