Vero avança no EBITDA, mas consolidação leva a prejuízo no segundo trimestre

Fachada de ponto comercial da Vero Internet

Trilhando caminho de consolidações, a Vero Internet divulgou nesta quarta-feira, 10, balanço financeiro referente ao segundo trimestre e primeiro semestre de 2022. A provedora das regiões Sul e Sudeste observou crescimento de dois dígitos na receita e no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA). Porém, por conta de despesas com a incorporação da Giganet em janeiro, mostrou prejuízo em ambos os recortes. 

No segundo trimestre, a companhia registrou prejuízo de R$ 5,2 milhões, contra lucro de R$ 14,5 milhões no igual período de 2021. Somando os seis meses, também houve prejuízo: de R$ 309 mil (contra lucro de R$ 29,7 milhões no ano anterior). Mesmo desconsiderando as provisões de contingências de M&A, a empresa sofreu recuos, somando R$ 11,3 milhões (queda de 22,1%) e R$ 16,1 milhões (recuo de 45,6%) no trimestre e semestre, respectivamente.

No segundo trimestre, a companhia registrou R$ 60,7 milhões, um aumento de 37,3% no EBITDA.  No acumulado dos seis primeiros meses do ano, foram R$ 125,1 milhões, avanço de 55,7%. A margem EBITDA, entretanto, recuou 5,6 pontos percentuais no trimestre, chegando a 39%. No semestre, o recuo foi de 1,8 p.p., encerrando o período em 40,3%. 

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Em comunicado, o CEO da Vero, Fabiano Ferreira, ressaltou os números que desconsideram eventos extraordinários. "No 1S22, a forte disciplina financeira da Vero gerou o resultado de EBITDA Ajustado em R$ 158,2 milhões, com uma margem de 51%, contra R$ 90,5 milhões no 1S21, o que representa um crescimento de 74,8% no período".

A receita operacional líquida encerrou o intervalo de maio a junho somando R$ 155,7 milhões, aumento de 56,9%. Já entre janeiro a junho, o provedor regional totalizou R$ 310,2 milhões, um incremento de 62,7%. 

Operacional

Em comunicado à imprensa, a Vero destacou ter chegado a cobertura de 196 cidades e 700 mil clientes, contabilizando cerca de 2,6 milhões de casas passadas (HPs) – aumento de 79,5% comparado a junho do ano passado. "Em sua conjuntura, a capilaridade da Vero tem um amplo mercado endereçável, com o potencial de 4,4 milhões de Addressable Homes Passed (AHP – quantidade total de domicílios das cidades em que a companhia está presente), incluindo domicílios e empresas", destaca a operadora.

A rede da companhia totalizou 29,2 mil km, combinando mais de 20,4 mil km de fibra (backhaul) e 8,8 mil km de backbone. A companhia também adquiriu a gaúcha Renovare em março deste ano, e deverá acrescentar 1,5 mil km de backbone em 33 cidades, além de 17 cidades já com fibra. Vale lembrar que a Vero utiliza a rede da V.tal para parte da expansão da oferta de banda larga.

"A estratégia de expansão combina o crescimento de nossas operações com rentabilidade. No 2T22, o ticket médio demonstrou aumento significativo, atingindo R$ 116,38 nas operações orgânicas e no consolidado 112,45, uma variação de R$ 6,00 em comparação com o 2T21", analisa o CEO da empresa, Fabiano Ferreira, no comunicado. 

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