Representantes de Lula, Ciro e Tebet destacam capacitação como desafio de tecnologia

Além do presidente Jair Bolsonaro, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (PMDB) também tiveram a divulgação de propostas de tecnologia dos respectivos programas nesta quarta-feira, 10. Representantes dos candidatos debateram o tema em evento da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) em São Paulo. Um dos pontos destacados pelos representantes das candidaturas foi o investimento em educação para formação de mão-de-obra qualificada para o setor de tecnologia.

Os representantes dos presidenciáveis debateram os desafios de curto, médio e longo prazos para a tecnologia no Brasil, tais como, qualificação e geração de vagas no setor, reforma tributária, inclusão digital, modernização e transformação digital, entre outros temas.

Nelson Fujimoto, representante do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que um dos eixos do programa é trabalhar a inclusão digital, em três aspectos: infraestrutura, acesso a equipamentos para conexão e promoção ao letramento digital. "Quem não tem mão de obra fica para trás. Por isso, será necessário realizar uma formação em massa, gerando empregos e direcionando os profissionais para onde exista demanda. Temos essa expertise e estamos abertos a parcerias para colocar isso em prática. Precisamos investir em empresas de base tecnológica, nas que estão aqui, e atrair as de fora para investir aqui", pontuou.

Notícias relacionadas

Para Antônio Neto, representante do candidato Ciro Gomes (PDT), é necessária a revogação da emenda nº 95 (que estabeleceu o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União) e fazer o enfrentamento da governança política do Brasil. Destacou ainda que é preciso resolver o problema da qualificação profissional e encarar o problema do apagão profissional. "Precisamos reformular a educação, desde o início, com foco em matemática e português, e nos espelharemos no modelo aplicado atualmente no Ceará, para que o Brasil figure entre os 15 países mais avançados do mundo", afirmou no debate.

Susana Kakuta, representante da candidata Simone Tebet (MBD), citou a necessidade de inserção de jovens no mercado de TICs, mas também a retenção de talentos no país. "É preciso pensar no futuro do trabalho, estreitando o gap entre o conhecimento que é requerido e o conhecimento que é oferecido pelas instituições de ensino. Atuar nessas grandes linhas significa abrir uma janela de oportunidades". A prioridade regulatória da proposta é proporcionar isonomia ao Brasil, dando condições às empresas locais interagirem melhor com empresas globais, com segurança jurídica.

Proposta do setor

Na ocasião, a própria ABES apresentou suas contribuições aos programas eleitorais e de governo para os representantes das candidaturas, destacando que o incentivo à tecnologia da informação pode ser um agente fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades. A íntegra do documento pode ser baixada aqui.

Na visão da ABES, para que o Brasil consiga destravar a sua transformação digital, é necessário promover o debate e reflexões acerca de uma agenda político regulatória nos próximos quatro anos, que deverá ser pautada pela convergência de quatro eixos temáticos: Economia; Estado e Cidadania; Dados, Novas Tecnologias e Convergência Digital; e Integração Internacional.

"Precisamos pensar o Brasil com planos ambiciosos para nos tornarmos uma economia digital, competitiva, moderna, segura e confiável", declarou em comunicado à imprensa Paulo Milliet Roque, presidente da ABES. De acordo com Loren Spindola, líder do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da associação, é preciso "uma política cibernética para que as novas tecnologias sejam implementadas de forma segura, e ter um marco de IA que garanta a sua implementação com segurança jurídica".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!