Publicidade
Início Newsletter Novo texto do PL das Fake News pode sair em duas semanas

Novo texto do PL das Fake News pode sair em duas semanas

Na última rodada do ciclo de debates sobre o projeto das fake news (PL 2.630/20), a deputada Margarete Coelho (PP-PI), que mediou a conversa, já apontou alguns elementos  que se mostraram polêmicos entre os debatedores convidados para os debates promovidos pela Câmara dos Deputados. O TELETIME apurou que a comissão de parlamentares criada para elaborar o texto do projeto na Câmara está recebendo sugestões por escrito e que a previsão é a de que em duas semanas um substitutivo do PL seja apresentado.

Coelho resumiu que questões a serem pensadas pelos deputados, a partir dos debates feitos, envolvem as regras de como as redes sociais farão as moderações de conteúdos e a “autorregulação regulada”. “Eu percebo que o grande dissenso que nós temos no tema é sobre as regras previstas para a moderação pelas redes sociais, qual a melhor forma de fazer. Autorregulação regulada, dar mais poder, ou garantir que a porta de entrada seja o poder Judiciário ou se o poder Judiciário deve ficar apenas naqueles momentos dos interesses resistidos, nas omissões das plataformas?”, indagou.

Lei mais objetiva

Notícias relacionadas

Para Orlando Silva (PCdoB-SP), coordenador da discussão, é importante que os deputados discutam também não apenas o projeto das fake news, mas a criação de normas infralegais. Isso para que a lei não precise entrar em um grau elevado de detalhamento, mas possa inibir condutas. Segundo o parlamentar, é preciso impedir as “engenharias criadas nas redes para assassinar reputações”.

Silva também levantou a preocupação para que o novo texto do projeto de lei não traga subjetividades para permitir às plataformas uma moderação de conteúdos que caia para a censura. “Não podemos dar mais poder para as plataformas. Isso seria uma censura privada”, disse o parlamentar.

Há uma semana, Orlando Silva informou que observa entre os parlamentares da Câmara e do Senado uma postura de incluir, mesmo que de maneira mínima, a fixação de alguma penalidade no atual texto do PL das Fake News. Segundo o parlamentar, está se formando um entendimento de que as sanções penais são necessárias para determinadas condutas, especialmente para penalizar as grandes estruturas que produzem noticias falsas.

Agilidade

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que pretende agilizar a tramitação do projeto de lei após observar os ataques que o youtuber Felipe Neto sofreu nas redes sociais. Maia também marcou uma reunião com o influenciador digital para discutir aspecto do texto.

2 COMENTÁRIOS

  1. O problema é muito mais complexo do que parece. A estrutura dos disparos de fake news envolve bots, por exemplo. Se cortar os bots encarece muito o “serviço”. Só que bots são extremamente úteis para divulgar campanhas de vacinação, de conscientização… Dá pra fazer muita coisa boa e útil.
    O foco deve ser em quem cria essas fake news e quem financia. Ah bom… e o motivos delas, é claro. O melhor video que já achei sobre isso foi esse aqui
    https://www.youtube.com/watch?v=dzOYEntjdks

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile