Facebook lança app de mensagens para iPhone e Android

O Facebook anunciou esta semana o lançamento de um aplicativo móvel para mensagens instantâneas (IM, na sigla em inglês) para as plataformas iOS e Android. O software é integrado ao seu sistema de chat e de mensagens na web. Diferentemente de outros apps móveis para acesso ao Facebook, esse contém apenas o serviço de IM. Batizado de "Facebook Messenger", ele sincroniza automaticamente os históricos das conversas mantidas na versão web com aquelas realizadas na tela do celular. Permite também que o usuário forneça dados de sua localização para os amigos a cada mensagem.
Análise
O Facebook Messenger está sendo distribuído gratuitamente e, pelo menos nessa primeira versão, não contém propaganda. Ou seja: seu lançamento é um movimento estratégico. Aparentemente, o que Mark Zuckerberg deseja é que o Facebook não seja apenas uma rede social, mas uma ferramenta de comunicação digital ampla, fazendo as vezes de email e de IM. Seu serviço de mensagens acaba sendo uma mescla de correio eletrônico e chat em tempo real. E, para tanto, era importante ter um aplicativo móvel dedicado exclusivamente a essa função. Vale lembrar que, entre os mais jovens, o email vem caindo em desuso, sendo substituído pela comunicação dentro de redes sociais.

Notícias relacionadas
Cabe ressaltar que a troca de mensagens do Facebook dentro de celulares também pode ser feita por meio de apps genéricos de acesso à rede social ou mesmo através de agregadores de IMs, como o eBuddy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!