Claro premiará clientes que aceitarem receber propaganda no celular

Depois de oferecer pagamento aos seus clientes que publicam vídeos para download no celular, a Claro está disposta a premiar os assinantes que aceitarem receber anúncios em seus telefones móveis. Segundo o diretor de serviços de valor agregado da Claro, Marco Quatorze, em um futuro próximo os assinantes que autorizarem o recebimento de propaganda serão premiados pela operadora com minutos para ligações ou com uma certa quantidade de mensagens de texto gratuitas. A iniciativa será mais uma entre um grupo de ações da operadora com o objetivo de construir uma base de clientes que autorizam o recebimento de propagandas. A Claro já vem recolhendo ?opt-ins? através da inclusão de uma opção no contrato assinado pelos novos clientes e pretende realizar também campanhas para esse fim via SMS e dentro de seu portal WAP. Quando tiver uma base significativa de clientes autorizados ? o que só deve acontecer na metade de 2008, na avaliação de Quatorze ?, a Claro poderá oferecer a anunciantes o envio de propagandas via SMS, MMS ou WAP Push. Obviamente, tais campanhas levarão em conta o perfil de uso dos clientes.

Fiat Punto

A Claro está mesmo decidida a apostar no mobile advertisement. Esta semana a operadora vendeu espaço publicitário em seu portal WAP para o lançamento de um novo carro da Fiat, o Punto. Desde a última quinta-feira, 9, todos os assinantes da operadora que acessam o portal ?Claro Idéias? com telefones WAP 2.0 encontram na primeira página um anúncio com um link para um hotsite do carro. ?É a primeira vez no Brasil que um produto não relacionado a telefonia celular é anunciado em um portal WAP de operadora?, afirma o diretor de serviços de valor agregado da Claro.

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O ?Claro Idéias? registra em média 30 milhões de page views por mês. Em casos internacionais similares, cerca de 20% dos assinantes que acessam o portal WAP clicam no banner. O percentual é alto porque, segundo Quatorze, existe uma curiosidade natural por parte dos assinantes, já que mobile advertisement é algo novo. Além disso, o portal WAP da operadora é muito menos poluído visualmente do que os tradicionais portais de Internet, que costumam ser entupidos de anúncios. Por enquanto, a Claro trabalha com apenas um banner em sua página inicial.
A campanha da Fiat foi feita em parceria com a Tellvox, a mesma empresa que produziu ações de mobile marketing para a Pepsi e para o Bradesco. O banner da Fiat permanecerá no portal durante um mês. A Claro não revela o valor pago pela Fiat pelo espaço publicitário, nem divulga uma estimativa de quanto essa nova fonte de receita deve render para a operadora no futuro. Quatorze informa apenas que há outro anunciante em fase final de negociação para lançar uma nova campanha de mobile advertisement com a operadora.

Conteúdo patrocinado

Além da busca por ?opt-ins? e da venda de espaço publicitário em seu portal WAP, a Claro acredita que em breve surgirá demanda por parte de anunciantes para patrocinar conteúdo móvel ? vídeos, jogos, músicas etc. A expectativa de Quatorze é que o primeiro caso de conteúdo patrocinado na Claro vire realidade em um prazo de três a seis meses.

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