TIM terá 5G comercial em três cidades a partir de setembro

A TIM revelou nesta sexta-feira, 10, que vai lançar no mês de setembro as primeiras redes comerciais 5G da operadora no País. Segundo o CEO da empresa, Pietro Labriola, três cidades (Bento Gonçalves/RS, Itajubá/MG e Três Lagoas/MS) devem passar a contar com o serviço, incluindo para redes de banda larga sem fio 5G (FWA).

O anúncio foi oficializado por Labriola durante a abertura da Convenção de Vendas da TIM, realizada de forma virtual nesta sexta-feira. "Vamos lançar em setembro, com a chegada dos primeiros terminais 5G, um serviço comercial 5G em três cidades", revelou o CEO. Segundo a empresa, Ericsson, Huawei e Nokia serão as fornecedoras, em linha com comunicado da operadora na última quinta-feira, quando afirmou não ter afastado fornecedoras chinesas do 5G no Brasil.

"Aqui, tenho que lembrar que a primeira empresa que ativou o 5G no Brasil foi a TIM, em junho de 2019", destacou o executivo, em referência a demonstração experimental realizada pela empresa há um ano em Florianópolis.

Notícias relacionadas

Uma vez que o leilão de 5G só vai ocorrer em 2021, a oferta do serviço pela TIM vai utilizar frequências já utilizadas pela operadora na oferta das gerações anteriores do serviço móvel. A mesma estratégia (compartilhamento dinâmico de espectro, ou DSS) será utilizada pela Claro: a concorrente anunciou que disponibilizará o serviço 5G já na próxima semana, inicialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

FWA e 4G

Durante a convenção da TIM, Labriola também revelou que nos próximos dois meses, as três cidades escolhidas passarão a contar com o FWA, ou a banda larga fixa sem fio.

Labriola ainda confirmou um compromisso de levar a cobertura 4G para todos os 5,5 mil municípios brasileiros em um intervalo de três anos, conforme sinalizado durante a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da empresa nesta semana. Até o fim de 2020, o serviço deve estar em 4,1 mil cidades, sendo 3,6 mil em 700 MHz, segundo Labriola.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!