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Produção de fibra da Prysmian deve crescer 25% com ampliação de fábrica

Foto: Panóptica Multimídia

Após investir cerca de R$ 150 milhões na ampliação de seu parque fabril no Brasil, a fornecedora de cabos e sistemas Prysmian estima um incremento de 25% na capacidade de produção de cabos óticos em território nacional. A adição deve representar um volume extra de 500 mil quilômetros de fibra ao ano, afirma a empresa. Durante o primeiro semestre de 2019, praticamente 50% das vendas da Prysmian na vertical foi absorvida por provedores regionais de telecom (ou ISPs).

Nesta quarta-feira, 10, a multinacional comemorou a inauguração oficial da sua nova sede para a América Latina, situada em Sorocaba (SP). Na cidade também está a unidade fabril brasileira responsável pela produção da linha ótica – e que recebeu a maior parte do aporte realizado pela empresa. Ao todo, a Prysmian soma sete fábricas no País e 13 na América Latina, sendo que a produção de cabos óticos também ocorre em Durango, no México.

“Nos últimos três anos ampliamos muito o capex em fibra, pois o mercado tem demandado. E a inovação [no segmento] é muito mais rápida, já que a rede não é tão regulada pela jurisdição local”, afirmou o CEO global da Prysmian, Valerio Battista; a empresa também tem presença forte nos setores de energia, transportes, infraestrutura e óleo e gás. No Brasil, da receita de R$ 1,9 bilhão registrada em 2018, dentre 20% a 25% foi oriunda do setor de telecom.

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“Algumas das grandes operadoras que já têm redes instaladas estão trocando cabos metálicos por fibra ótica ou investindo em novas regiões, mas esse investimento não é tão significativo quanto ao dos ISPs, que estão entrando em áreas em lugares onde elas não existiam”, pontuou o CCO da Prysmian no Brasil, João Carro Aderaldo. Para atender essa demanda, a multinacional conta inclusive com instituições financeiras parceiras que oferecem uma linha de financiamento específica para a compra do insumo por provedores regionais de telecom.

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