Ouvidoria divulga pesquisa de avaliação dos serviços da Anatel

Foto: Sinclair Maia/Anatel – 2007

Em uma escala de 1 a 6, os serviços prestados pela Anatel tiveram uma nota média de 4,59. O desempenho é fruto de uma pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços prestados pela agência, feita pela Ouvidoria da Anatel. Entre os itens analisados estão: Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações; Outorga de Serviços de Telecomunicações; Atendimento ao Consumidor; e Soluções de Competição.

De acordo com o relatório divulgado pela ouvidoria, o questionário buscou avaliação de 15 itens e foi aplicado no mês de maio passado. O resultado demonstrou avanço em relação ao levantamento anterior, realizado entre janeiro e outubro de 2018, quando a média ficou em 4,39.

De forma individual, os Índices de satisfação apresentaram os seguintes resultados: o serviço de Outorga de Serviços de Telecomunicações apresentou o maior índice de satisfação, com nota 4,82; enquanto o Atendimento ao Consumidor e as Soluções de Competição apresentaram índices de satisfação de 4,50 e 4,62, respectivamente. Já o serviço de Certificação e Homologação apresentou o menor índice de satisfação, de 4,43.

Notícias relacionadas

Na comparação individual, o levantamento também aponta quetodos índices de satisfação apresentaram crescimento entre a pesquisa desatisfação realizada em fins de 2018 e a atual pesquisa. A pesquisa aponta queo índice de satisfação do serviço de Certificação e Homologação apresentou omaior crescimento dentre os índices, com elevação de 4,07 para 4,43, sendo avariação de 8,1%. O índice de satisfação do serviço de Atendimento ao Consumidorapresentou o menor crescimento dentre os índices, com elevação de 4,43 para4,50, sendo a variação de 1,6%.

Conclusões

Apesar de os números apresentarem avanço, a Ouvidoria apresentou sugestões à Anatel. Na visão do órgão, "a agência deve estar atenta a oportunidades de expansão da satisfação dos cidadãos e buscar sempre a melhoria de seus padrões de serviço, buscando a excelência". A sugestão que a Ouvidoria elenca como pontos prioritários na Certificação e Homologação são "a simplificação no sentido de redução de quantidade de etapas e complexidade nos procedimentos para obtenção do serviço". No Atendimento ao Consumidor, sugere a "disponibilidade do serviço no prazo estipulado e a resolução de eventuais problemas na obtenção do serviço".

Ainda no serviço de Outorga de Serviços de Telecomunicações, a ouvidoria sugere a simplificação da disponibilidade do serviço, no sentido de redução de quantidade de etapas e complexidade nos procedimentos para obtenção do serviço. No serviço de Soluções de Competição, a proposta é de que a agência obtenha maior agilidade nos procedimentos de solicitação do serviço e a resolução de eventuais problemas na obtenção do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!