Minicom altera cronograma do switch off para 2016

O Ministério das Comunicações alterou o cronograma de desligamento do sinal analógico da TV nas cidades que terão o switch off em 2016. O ajuste foi feito a partir de recomendação do Gired (grupo de implantação da digitalização) para adequar as cidades que compõem as regiões metropolitanas.

Notícias relacionadas
O ‘pente fino’ do grupo resultou na retirada e inclusões de cidades no Distrito Federal, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro. A previsão é de novos ajustes sejam feitos no decorrer do processo.

No Distrito Federal, cujo desligamento ocorrerá em 3 de abril de 2016, foram remanejadas as cidades de Alexânia e Abadiânia, do estado de Goiás, além de Cabeceira Grande, do estado de Minas Gerais. Porém, foi acrescentada a cidade goiana de Cristalina.

Na região metropolitana de São Paulo, que tem switch off marcado para 15 de maio de 2016, não houve retirada de municípios, mas foram incluídos mais sete: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus e São Lourenço da Serra.

Na relação de cidades mineiras que inclui Belo Horizonte, que terão o desligamento do sinal analógico previsto para 16 de junho de 2016, também foram incluídos mais 16 municípios: Baldim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, São José da Lapa e Sete Lagoas. Não houve remanejamentos.

Entre as cidades da região metropolitana de Goiânia, com desligamento marcado para 28 de agosto de 2016, foram incluídos os municípios de Abadiânia e Alexânia, que saíram do grupo do Distrito Federal. E ainda Americano do Brasil, Anápolis, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Cezarina, Inhumas, Itauçu, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Leopoldo de Bulhões e Santa Bárbara de Goiás. Não houve exclusões.
No grupo das cidades próximas a capital Rio de Janeiro, cujo desligamento está previsto para 27 de novembro de 2016, foram incluídos mais quatro municípios: Itaguaí, Japeri, Queimados e Seropédica. E foi remanejada para 2017 a cidade de Cachoeiras de Macacu.

O cronograma ajustado do desligamento do sinal analógico da TV foi publicado na edição desta sexta-feira, 10, do Diário Oficial da União.

O espectro hoje utilizado para a radiodifusão da TV analógica na faixa de 700 MHz será destinado à banda larga móvel em 4G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!