Switch-off: pelo menos 93% dos domicílios precisam captar o sinal digital

O desligamento do sinal analógico das emissoras de radiodifusão só poderá ser realizado  se ao menos 93% dos domicílios do município estiverem aptos a receber o sinal digital. É o que estabelece norma publicada nesta quinta, 10, pelo Ministério das Comunicações, que traz as premissas e as condições necessárias para o switch-off.

Notícias relacionadas
A aferição deste percentual será realizada por entidade especializada, que utilizará metodologia baseada na Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD), de forma a ser detalhada no edital de venda da faixa de 700 MHz. Nesse ponto, já é certo que o edital sofrerá mudanças em relação à versão que foi para a consulta pública, tendo em vista que não há qualquer previsão nesse sentido no texto que foi para a análise da sociedade. A menção ao edital também sugere que esse custo será suportado pelas teles vencedoras do leilão. Ao que tudo indica, o governo não prevê a análise do percentual de  digitalização de dispositivos, mas sim do domicílio. Ou seja, se numa mesma casa há mais de um televisor, bastaria que um estivesse apto a receber TV digital para que o domicílio seja considerado.

A portaria também prevê que os beneficiários do Bolsa Família receberão um conversor digital, repetindo o que já dispõe o edital de venda da faixa. Como já era esperado, o conversor deverá incorporar o middleware de interatividade Ginga, além de recursos de acessibilidade. Está prevista ainda, também conforme o edital de venda da faixa de 700 MHz, uma campanha publicitária para informar toda a população sobre o processo de desligamento do sinal analógico, pelo menos um ano antes da data prevista. As emissoras, de acordo com a portaria, também deverão veicular em sua programação a data de desligamento do sinal analógico e o canal digital, na forma e nos prazos que ainda serão estabelecidos pelo Minicom até 30 de novembro de 2014, ouvido o Fórum Brasileiro de Televisão Digital.

A portaria traz ainda o detalhamento do cronograma publicado no dia 22 de junho, mostrando as cidades que desligarão com as capitais dos Estados. O desligamento começa em 2015, com um projeto-piloto em Rio Verde (GO), e se estende até 2018. A portaria pode ser encontrada na homepage do site TELETIME ou no Diário Oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!