Acionistas da Telecom Italia aprovam dissolução da holding Telco

Os acionistas da Telco, holding que no momento controla a Telecom Italia com 22,4% de suas ações ordinárias, aprovaram em assembleia geral extraordinária na quarta-feira, 9, o plano de dissolução da companhia. Com a dissolução, serão criadas quatro empresas com as participações diretas na Telecom Italia, cada uma correspondente à participaçÃo de um dos acionistas da Telco:  Telefónica, Assicurazioni Generali, Intesa Sanpaolo e Mediobanca. As empresas serão, respectivamente, Telco TE Spa (com participação direta de 14,77% na Telecom Italia), Telco AG (4,32%), Telco IS (1,64%) e Telco MB (1,64%). A proposta havia sido aprovada pela diretoria da Telco no dia 26 de junho.

Notícias relacionadas
Para ser concluída, a dissolução agora aguarda a aprovação dos órgãos reguladores da Itália (Istituto per la Vigilanza sulle Assicurazioni – IVASS), da Argentina (Comision Nacional de Defensa de la Competencia – CNDC); e do Brasil (Anatel e Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade).

A Telefónica passará a ser a maior acionista individual da Telecom Italia, que no Brasil controla a TIM. Vale lembrar que o Cade vetou qualquer aumento de influência da Telefónica na Telecom Italia e ainda determinou que o grupo espanhol ponha um fim à participação cruzada que detém no mercado brasileiro, onde controla a Vivo e participa, indiretamente, da TIM.

Por esta razão, será fundamental que a Telefônica consiga provar que mesmo tendo 14,77% da Telecom Italia, ela não tem nenhuma ingerência sobre a TIM no país. E precisará convencer o Cade de que essa estrutura é suficiente para contornar a imposição de eliminação da participação cruzada, determinada no final do ano passado.

Os acionistas da Telco também aprovaram a absorção de 583,4 milhões de euros em perdas com consequente redução do capital social da companhia de 879,2 milhões de euros para 295,8 milhões de euros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!