Justiça revoga decisão que proibia vendas da Nextel

Em decisão unânime dos três desembargadores que compõem a 12a Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi revogada decisão datada  de 31 de maio deste ano que proibia a venda de linhas da Nextel para pessoas físicas individualmente sob pena de multa diária de R$ 80 mil, além da obrigação de publicação de informe publicitário esclarecendo a questão para os consumidores. As penalidades haviam sido decididas em razão de um pedido da TIM.

Notícias relacionadas
A Nextel entrou com um recurso, com o qual conseguiu convencer os desembargadores de que sua propaganda não é enganosa. A respeito do slogan "Nextel é comunicação via rádio ilimitada e celular no mesmo aparelho", o desembargador Cerqueira Leite, relator do processo, escreveu:  "É nítido que a propaganda não é enganosa, não contém distorção em condições de induzir o consumidor. De tal sorte, é improcedente a pretensão da autora no tópico em que almeja do Judiciário um pronunciamento voltado a constranger a ré a modificar a campanha publicitária." Os anúncios com o slogan são acompanhados da ressalva de que o serviço é destinado a pessoas jurídicas ou a grupo de pessoas, naturais ou jurídicas, caracterizados pela realização de atividade específica, tal como determina a regulamentação do Serviço Móvel Especializado (SME), do qual a Nextel tem licença.

Ao fim de seu relatório, o desembargador deixa claro que o problema deve ser avaliado pela Anatel, não pela Justiça: "Se há desconformidade entre o que a ré divulga e o que ela efetivamente pratica junto aos consumidores, a hipótese é de intervenção, caso a caso, da Anatel." Os desembargadores entenderam também que a TIM não conseguiu provar que a Anatel não esteja cumprindo com seu papel de fiscalização e discordaram da tese de que a Nextel praticaria concorrência desleal. O acórdão foi publicado no dia 20 de junho, mas somente agora divulgado à imprensa. Procurada, a TIM informou que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!