Anatel dará mais prazo para consultas sobre 450 MHz

O Conselho Diretor da Anatel decidiu nessa quinta-feira, 9, por meio de circuito deliberativo, prorrogar por mais 20 dias a consulta pública sobre a proposta de nova canalização da faixa de 450 MHz a 470 MHz, que terminaria na próxima segunda-feira, 13. Também foi prorrogado o prazo de análise de outras três consultas, envolvendo as faixas de 360 MHz a 380 MHz, 380 MHz a 400 MHz e 225 MHz a 270 MHz. Esses documentos estão ligados à proposta de mudança da 450 MHz, pois são para essas três faixas que os serviços que hoje utilizam essa radiofrequência serão realocados.
A prorrogação foi motivada por pedidos de fabricantes de equipamentos, que ainda estão estudando os modelos de oferta de produtos que funcionem nessa faixa. Até o momento, a consulta pública sobre a mudança na 450 MHz recebeu 250 contribuições, a maioria de provedores de Internet que pedem a destinação exclusiva da faixa para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). A proposta da Anatel prevê a destinação para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), em caráter primário, e aos serviços de telefonia fixa (STFC), limitado privado (SLP) e SCM em caráter secundário. As outras três consultas receberam juntas, até o momento, 24 contribuições.
A faixa de 450 MHz faz parte dos planos do governo para a expansão da banda larga no país. A ideia é usar essa frequência para o atendimento de áreas rurais com serviço de Internet usando as tecnologias móveis, daí a sugestão de que o SMP tenha prioridade na faixa.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!