STF liberta Daniel Dantas

Por volta das 5h40 da manhã desta quinta-feira, 10, o banqueiro Daniel Dantas deixou a detenção da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. A liberdade do dono do banco Opportunity foi garantida por um habeas corpus expedido ontem à noite pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
"Não há fundamentos suficientes que justifiquem o decreto de prisão temporária dos pacientes, seja por ser desnecessário o encarceramento para imediato interrogatório, seja por nada justificar a providência de confronto com as provas colhidas", afirma Mendes em sua decisão cautelar em favor da concessão do habeas corpus. Além de Dantas, Mendes mandou libertar imediatamente outros dez suspeitos de participação no esquema investigado pela Polícia Federal na operação Satiagraha.
Entre eles, está a irmã do banqueiro, Verônica Dantas, que também deixou a detenção na manhã desta sexta. As prisões feitas pela PF tinham como objetivo, segundo a autarquia, de preservar o recolhimento das provas. Para Mendes, mesmo que este tenha sido o propósito das prisões temporárias, não há mais necessidade de mantê-las, uma vez que a operação teve início há dois dias.

Notícias relacionadas
Além de Dantas e sua irmã, o presidente do STF concedeu habeas corpus aos seguintes suspeitos:
. Daniela Silbergleid Ninnio
. Arthur Joaquim de Carvalho
. Carlos Bernardo Torres Rodenburg
. Eduardo Penido Monteiro
. Dório Ferman
. Itamar Benigno Filho
. Norberto Aguiar Tomaz
. Maria Amália Delfim de Melo Coutrin
. Rodrigo Bhering de Andrade
O investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, também investigados na Operação Satiagraha, continuam presos na carceragem da PF em São Paulo. A decisão de Gilmar Mendes foi divulgada às 23h30 de quarta-feira, 9, após a análise dos documentos solicitados à 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Esses papéis, que explicam os motivos do juiz federal Fausto Martin De Sanctis para expedir os mandatos de prisão contra Dantas e os demais suspeitos, chegaram ao STF por volta das 20h30 de ontem. Confira a íntegra do Habeas Corpus no link abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!