Carioca permanece na mesma operadora por 3,6 anos em média, aponta pesquisa

O carioca é fiel à sua operadora de telefonia móvel por 3,6 anos, em média. Essa é uma das descobertas de uma pesquisa feita no Rio de Janeiro pela Direkt entre fevereiro de 2005 e fevereiro de 2006, mas somente agora divulgada. A empresa entrevistou 1001 pessoas da capital fluminense, usuários e não usuários de telefonia celular, de diferentes classes sociais (A,B,C e D) e faixa etária de 16 a 65 anos.
Os clientes da Vivo e da Claro são os mais fiéis: ficam em média 4,8 e 3,5 anos, respectivamente, nessas operadoras. É preciso ressaltar que essas foram as primeiras companhias a entrar no mercado, tendo portanto os clientes mais antigos. A menor média é da TIM, última operadora a entrar no mercado do Rio: 2,2 anos. Na Oi, o resultado foi de 2,8 anos. De acordo com a pesquisa, os cariocas que têm celular usam o serviço há 5,2 anos, em média.
Durante o período pesquisado, 86,5% das pessoas tinham celular em fevereiro de 2005 e continuaram tendo em fevereiro de 2006, permaneceram na mesma operadora. Dos 13,5% que trocaram de companhia, 80,6% o fizeram apenas uma vez. 12,5% trocaram duas vezes e 6,6%, três vezes ou mais. A principal razão apontada para a troca de operadora, em 18,8% dos casos, foi alguma promoção do concorrente. Problemas com atendimento foram citados como o principal motivo por 14,2% das pessoas. Problemas de cobertura foram apontados por 11,2% dos entrevistados. Curioso notar que 32% responderam que não houve nenhuma razão em especial para a troca.

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A TIM foi a operadora que menos sofreu com churn no Rio de Janeiro nesse período: 83,2% de seus clientes não deixaram a companhia entre fevereiro de 2005 e fevereiro de 2006. Em segundo lugar ficou a Vivo, com 82,7%. Oi e Claro retiveram 81,6% e 80,2%, respectivamente. ?Essa média de churn anual por volta de 20% está dentro das expectativas. Em outros setores, como TV a cabo, o churn gira entre 20% e 30%?, explicou o coordenador de análise de mercado da Direkt, Heleno Schneider. Pelos cálculos da Direkt, se mantidos os números atuais, a TIM conquistará o segundo lugar do mercado no Rio de Janeiro dentro de cinco anos.
A pesquisa apontou que em fevereiro passado 43,6% dos cariocas não tinha celular. Vale notar que 51,2% desse total tinha o aparelho um ano antes, ou seja, deixou de ser usuário de telefonia móvel durante o período da pesquisa. Mas Schneider acredita que boa parte dessas pessoas esteja em uma situação transitória, pois 51,9% dos que não tinham celular fevereiro passado disseram que pretendem comprar um telefone móvel nos próximos doze meses.

Arpu

A melhor receita média por usuário (Arpu) em planos pós-pagos durante o período pesquisado é da Vivo: R$ 96,56. A pior é da Claro: R$ 73,47. Em compensação, a operadora da América Móvil tem a melhor Arpu em planos pré-pagos: R$ 39,15. A pior é da Vivo: R$ 32,59. A TIM vem em segundo lugar, tanto na receita média de planos pós quanto pré-pagos: R$ 87,77 e R$ 37,93, respectivamente. A Oi está em terceiro: tem Arpu de R$ 84,04 no pós e R$ 32,64 no pré.

Novas pesquisas

A Direkt pretende nos próximos meses realizar pesquisa similar em São Paulo e em Belo Horizonte. A idéia é que essa pesquisa se torne periódica e aconteça todo semestre, ou até trimestralmente. ?Vai depender da demanda do mercado?, explicou Schneider.

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