"O pior ainda está por vir", diz Precursor Group

O Precursor Group, um respeitado instituto de prospecção econômica dos Estados Unidos, acredita que o pior no setor de telecomunicações ainda está por vir. Scott Cleland, pesquisador responsável pela área, prevê que ainda há uma série de empresas com risco de insolvência nos próximos dois anos, num espectro que iria do fabricante de equipamentos Nortel Networks ao provedor de DSL Covad Communications.
Bill Whyman, presidente da Precursor, calcula que o setor de tecnologia, inclusive telecom, esteja operando nos EUA com apenas 62% de sua capacidade ? o pior número desde 1978. Acredita que só haveria melhora efetiva de rentabilidade em um patamar de ociosidade inferior a 20% ou 25%. Quanto tempo isso demora para ser atingido? Na volta da recessão de 91, o uso da capacidade aumentou dez pontos em dez meses.
Na Europa, as perspectivas não são muito mais otimistas. Especialmente na Alemanha, onde a Deutsche Telekom vê-se envolvida com uma dívida considerada impagável, de US$ 67 bilhões. No total da União Européia, a dívida do setor de telecomunicações é de US$ 500 bilhões, metade da qual concentrada em dez companhias. O risco é de rápida transformação de uma crise de telecom em crise bancária.

Notícias relacionadas
Os motivos apontados para explicar as dificuldades são invariáveis: expansão excessiva de investimentos em infra-estrutura; baixo faturamento devido à desaceleração global; aumento da regulamentação oficial em favor dos consumidores e maior competição com guerra de preços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!