A Emnify, operadora móvel virtual (MVNO) especializada no mercado de IoT, reforçou a aposta da marca na oferta de chips multioperadoras. A empresa apresentou durante a Exposec 2025 nesta terça-feira, 10, novas soluções desenvolvidas na Alemanha que permitem acessar uma ou múltiplas redes móveis nacionais e internacionais por meio de um único SIM card.
Ao todo, foram quatro opções de níveis de cobertura anunciados. Todas elas têm a Claro como rede principal. Mas há possibilidade de escolher a TIM ou Vivo como rede secundária; de optar pelas três teles no mesmo chip; ou mesmo de contar com todas as operadoras nacionais, incluindo compatibilidade para mais nove países da América Latina com até 23 redes diferentes da região.
Dessa forma, se um equipamento estiver fora da área de cobertura da rede principal, o chip vai utilizar a operadora que estiver disponível no momento. Para alguns setores econômicos, esse tipo de solução é importante para manter o funcionamento de serviços com o menor tempo de interrupção possível. Exemplos disso são os casos de rastreamento de ativos e veículos, agricultura, logística e micromobilidade.
Diretor-geral da Emnify no Brasil, Carlos Campos afirmou que a demanda por conectividade multirede tem crescido com a diversificação de aplicações em IoT, já que cada projeto tem um nível diferente de exigência. "Outras soluções falharam em dar esse nível de flexibilidade ou esse nível de serviço", contou o executivo ao TELETIME.
"Um SIM card único, que pode ser programável por software, via plataforma ou mesmo via APIs, e possa adotar o SLA [nível de serviço] que aquele cliente deseje — seja com uma rede ou várias redes, com cobertura no Brasil ou na América Latina — é algo muito procurado por empresas de todos os segmentos", disse Campos.
Essa é a segunda MVNO que anuncia nesta semana um SIM card multioperadora no Brasil; na última segunda-feira, a Virtueyes também lançou oferta do gênero.