A Nokia anunciou que realizou a primeira chamada de voz ao vivo imersiva utilizando redes móveis celulares do mundo. De acordo com a fornecedora finlandesa, a ligação com áudio tridimensional foi possível pois a empresa utilizou uma nova tecnologia que deve fazer parte do próximo padrão do 5G: 3GPP Immersive Voice and Audio Services (IVAS).
A chamada foi feita entre o presidente e CEO da marca, Pekka Lundmark, e o embaixador de digitalização e novas tecnologias da Nokia na Finlândia, Stefan Lindström. Para isso, utilizou-se uma rede 5G pública. De acordo com a companhia, o codec IVAS permite que os consumidores ouçam o som espacial em tempo real, em vez da atual experiência de chamada de voz monofônica que existe em smartphones.
Durante o teste da tecnologia, Lundmark demonstrou a Lindström as dimensões acústicas distintivas que podem ser experimentadas com a nova tecnologia IVAS, enquanto conversava ao telefone com ela do campus da Nokia em Espoo, na Finlândia. Esse foi o mesmo local onde foi realizada a primeira chamada com uma rede 2G do mundo.
"A experiência imersiva de voz e áudio ao vivo possibilitada pelo IVAS melhora a riqueza e a qualidade da chamada, e a experiência de som tridimensional torna a interação mais realista e envolvente, trazendo uma riqueza de novos benefícios para a comunicação pessoal e profissional A tecnologia de comunicação imersiva também levará a interação XR e metaverso para o próximo nível", disse Lindström.
O padrão de codec 3GPP IVAS foi desenvolvido por um consórcio de 13 empresas no âmbito da colaboração pública do codec IVAS. A Nokia informou em nota que foi a responsável pelo desenvolvimento de um formato específico de smartphone para o padrão IVAS. Ainda segundo a empresa, a tecnologia permite áudio espacial ao vivo em qualquer dispositivo conectado (como smartphones, tablets ou PCs).