Nesta segunda-feira, 10, o Fórum de Times de Segurança e Resposta a Incidentes (FIRST, sigla em inglês) anunciou na FIRSTCON24, em Fukuoka, Japão, a inclusão da brasileira Cristine Hoepers, gerente geral do CERT.br, no Hall da Fama de Resposta a Incidentes.
Hoepers está sendo reconhecida por seu trabalho no estabelecimento e no suporte a Times de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) em todo o mundo. Ela é a primeira mulher brasileira a ingressar no grupo de homenageados, que inclui Andrew Cormack (em memória), Jeffrey Carpenter, Dan Kaminsky (em memória), Ian Cook, Don Stikvoort e Klaus-Peter Kossakowski.
A especialista é gerente geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um CSIRT Nacional de Último Recurso mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
"O seu trabalho tem ajudado na criação de novas estruturas de resposta a incidentes no Brasil, incluindo ministrar treinamentos para mais de 2.000 profissionais da área de resposta a incidentes, como instrutora autorizada dos cursos do CERT/SEI/CMU desde 2004", apontou o CERT.br, em comunicado.
Resiliência da Internet
"Estou realmente honrada em receber esse reconhecimento do FIRST, ao lado de um grupo tão conceituado de pioneiros em segurança e resposta a incidentes", disse Hoepers. "Desenvolver capacidades dos CSIRTs e fortalecer a resiliência cibernética tem sido a paixão motriz da minha carreira. Essa homenagem reforça a importância dessa missão em escala global."
"O empenho de Cristine no fortalecimento da resposta a incidentes em escala global tem tido um impacto enorme e é justamente reconhecido", completou o CEO do FIRST, Chris Gibson. "Seus esforços para desenvolver capacidades dos CSIRTs, compartilhar melhores práticas, e aumentar a resiliência da Internet incorporam o espírito do Hall da Fama de Resposta a Incidentes."
Já o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, enfatizou a importância do trabalho de Hoepers dentro dos objetivos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), numa atuação alinhada com o propósito do NIC.br de promover uma Internet mais resiliente e segura para todos. "O prêmio é resultado de mais de 25 anos de dedicação e empenho na gestão de incidentes de segurança da informação".
Além do seu trabalho no CERT.br, Hoepers integra o Conselho de Administração da OpenCSIRT Foundation. Ocupou cargos de liderança no Internet Governance Forum (IGF) da ONU, na UIT, no LACNIC, no FIRST e em outras organizações internacionais dedicadas à segurança cibernética.
(Com informações de assessoria de imprensa)