Cristine Hoepers entra para o Hall da Fama de Resposta a Incidentes

Cristine Hoepers
Foto: NIC.br/Divulgação

Nesta segunda-feira, 10, o Fórum de Times de Segurança e Resposta a Incidentes (FIRST, sigla em inglês) anunciou na FIRSTCON24, em Fukuoka, Japão, a inclusão da brasileira Cristine Hoepers, gerente geral do CERT.br, no Hall da Fama de Resposta a Incidentes

Hoepers está sendo reconhecida por seu trabalho no estabelecimento e no suporte a Times de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) em todo o mundo. Ela é a primeira mulher brasileira a ingressar no grupo de homenageados, que inclui Andrew Cormack (em memória), Jeffrey Carpenter, Dan Kaminsky (em memória), Ian Cook, Don Stikvoort e Klaus-Peter Kossakowski. 

A especialista é gerente geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um CSIRT Nacional de Último Recurso mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Notícias relacionadas

"O seu trabalho tem ajudado na criação de novas estruturas de resposta a incidentes no Brasil, incluindo ministrar treinamentos para mais de 2.000 profissionais da área de resposta a incidentes, como instrutora autorizada dos cursos do CERT/SEI/CMU desde 2004", apontou o CERT.br, em comunicado.

Resiliência da Internet

"Estou realmente honrada em receber esse reconhecimento do FIRST, ao lado de um grupo tão conceituado de pioneiros em segurança e resposta a incidentes", disse Hoepers. "Desenvolver capacidades dos CSIRTs e fortalecer a resiliência cibernética tem sido a paixão motriz da minha carreira. Essa homenagem reforça a importância dessa missão em escala global."

"O empenho de Cristine no fortalecimento da resposta a incidentes em escala global tem tido um impacto enorme e é justamente reconhecido", completou o CEO do FIRST, Chris Gibson. "Seus esforços para desenvolver capacidades dos CSIRTs, compartilhar melhores práticas, e aumentar a resiliência da Internet incorporam o espírito do Hall da Fama de Resposta a Incidentes."

Já o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, enfatizou a importância do trabalho de Hoepers dentro dos objetivos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), numa atuação alinhada com o propósito do NIC.br de promover uma Internet mais resiliente e segura para todos. "O prêmio é resultado de mais de 25 anos de dedicação e empenho na gestão de incidentes de segurança da informação".

Além do seu trabalho no CERT.br, Hoepers integra o Conselho de Administração da OpenCSIRT Foundation. Ocupou cargos de liderança no Internet Governance Forum (IGF) da ONU, na UIT, no LACNIC, no FIRST e em outras organizações internacionais dedicadas à segurança cibernética. 

(Com informações de assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!