Alloha Fibra integra gestão nacional de backbone em NOC em São Paulo

Foto: Divulgação

A Alloha Fibra anunciou nesta segunda-feira, 10, a conclusão de um processo de modernização de infraestrutura que integrou toda a gestão de sistemas de rede da operadora em um novo NOC (Network Operations Center) localizado em Mauá, município da Grande São Paulo.

O novo NOC atenderá tanto os assinantes de varejo (B2C) da Giga+ Fibra, quanto os clientes corporativos (B2B) da Giga+ Empresas. Aproximadamente 4,5 milhões de itens serão monitorados na localização – passando por equipamentos nas residências dos usuários, roteadores de alta performance e de transmissão de longa distância, entre outros.

A estrutura contará com uma equipe dedicada de mais de 50 funcionários, entre eles engenheiros de telecom, profissionais de segurança da informação e analistas, que irão monitorar o sistema 24 horas nos 7 dias da semana.

Notícias relacionadas

Hoje, com mais de 1,6 milhão de clientes na sua rede FTTH (Fiber to the Home), o tráfego total agregado na rede da Alloha Fibra é de aproximadamente 10 Terabits, apontou a companhia.

"A inauguração do NOC de backbone centralizado marca um avanço significativo no processo de integração de todas as nossas operações. Temos como objetivo priorizar a padronização de processos em uma única localidade, atendendo com máxima qualidade todo o País. Isso implica no desenvolvimento de soluções inteligentes e rápidas, garantindo uma operação ainda mais ágil e eficaz", afirmou Lorival Luz, CEO da Alloha Fibra, em comunicado.

Além dessa unidade, a Alloha Fibra já possui um NOC na cidade do Carmo, no Rio de Janeiro, em que gerencia a base de fibra em mais de 280 cidades. Ambos atuam operacionalmente com formato de disaster recovery para garantir a redundância – ou seja, em caso de indisponibilidade de uma das instalações, a outra assume a função da que ficou indisponível.

A empresa também conta com mais de 1,5 mil Pontos de Presença (PoP) distribuídos no território nacional. Além disso, está presente nos principais data centers nacionais e pontos de troca de tráfego nacionais e internacionais.

Projetos

Segundo a Alloha, dois projetos inovadores serão implementados no novo NOC: o primeiro vai criar um ecossistema unificado entre o Monitoramento de Rede e os Sistemas Operacionais, permitindo a abertura de chamadas automáticas de campo em caso de falhas de Internet na casa do usuário, direcionando imediatamente às áreas responsáveis e reduzindo o tempo médio de reparo (MTTR – Mean Time To Repair).

Além disso, todas as informações serão disponibilizadas nos canais de Atendimento ao Cliente para que o usuário acompanhe com precisão a situação.

O segundo consistirá na implementação de um sistema de correlação de todos os eventos da planta, visando otimizar a alocação de recursos da companhia. Para viabilizar essa iniciativa, a Alloha Fibra empregará inteligência artificial, conferindo maior capacidade de tomada de decisão em escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!