A Alloha Fibra anunciou nesta segunda-feira, 10, a conclusão de um processo de modernização de infraestrutura que integrou toda a gestão de sistemas de rede da operadora em um novo NOC (Network Operations Center) localizado em Mauá, município da Grande São Paulo.
O novo NOC atenderá tanto os assinantes de varejo (B2C) da Giga+ Fibra, quanto os clientes corporativos (B2B) da Giga+ Empresas. Aproximadamente 4,5 milhões de itens serão monitorados na localização – passando por equipamentos nas residências dos usuários, roteadores de alta performance e de transmissão de longa distância, entre outros.
A estrutura contará com uma equipe dedicada de mais de 50 funcionários, entre eles engenheiros de telecom, profissionais de segurança da informação e analistas, que irão monitorar o sistema 24 horas nos 7 dias da semana.
Hoje, com mais de 1,6 milhão de clientes na sua rede FTTH (Fiber to the Home), o tráfego total agregado na rede da Alloha Fibra é de aproximadamente 10 Terabits, apontou a companhia.
"A inauguração do NOC de backbone centralizado marca um avanço significativo no processo de integração de todas as nossas operações. Temos como objetivo priorizar a padronização de processos em uma única localidade, atendendo com máxima qualidade todo o País. Isso implica no desenvolvimento de soluções inteligentes e rápidas, garantindo uma operação ainda mais ágil e eficaz", afirmou Lorival Luz, CEO da Alloha Fibra, em comunicado.
Além dessa unidade, a Alloha Fibra já possui um NOC na cidade do Carmo, no Rio de Janeiro, em que gerencia a base de fibra em mais de 280 cidades. Ambos atuam operacionalmente com formato de disaster recovery para garantir a redundância – ou seja, em caso de indisponibilidade de uma das instalações, a outra assume a função da que ficou indisponível.
A empresa também conta com mais de 1,5 mil Pontos de Presença (PoP) distribuídos no território nacional. Além disso, está presente nos principais data centers nacionais e pontos de troca de tráfego nacionais e internacionais.
Projetos
Segundo a Alloha, dois projetos inovadores serão implementados no novo NOC: o primeiro vai criar um ecossistema unificado entre o Monitoramento de Rede e os Sistemas Operacionais, permitindo a abertura de chamadas automáticas de campo em caso de falhas de Internet na casa do usuário, direcionando imediatamente às áreas responsáveis e reduzindo o tempo médio de reparo (MTTR – Mean Time To Repair).
Além disso, todas as informações serão disponibilizadas nos canais de Atendimento ao Cliente para que o usuário acompanhe com precisão a situação.
O segundo consistirá na implementação de um sistema de correlação de todos os eventos da planta, visando otimizar a alocação de recursos da companhia. Para viabilizar essa iniciativa, a Alloha Fibra empregará inteligência artificial, conferindo maior capacidade de tomada de decisão em escala.