Publicidade
Início Newsletter Usuários 5G estão insatisfeitos com casos de uso, aponta estudo da Ericsson

Usuários 5G estão insatisfeitos com casos de uso, aponta estudo da Ericsson

Um estudo realizado pela Ericsson com usuários de serviços móveis 5G em todo o mundo apontou que a maior parte dos assinantes do novo padrão está insatisfeita com o leque de serviços e aplicações oferecido.

“Embora os usuários 5G pareçam estar satisfeitos com as velocidades de rede, 70% estão insatisfeitos com aplicativos e serviços inovadores oferecidos em bundle com os planos”, afirmou o relatório, assinado pela divisão Ericsson Consumer & IndustryLab .

A fornecedora afirma que, em muitos mercados, as aplicações habilitadas a partir de pacotes 5G não se diferenciam das já oferecidas junto ao 4G. A empresa também vê usuários com propensão de pagarem 20% a 30% a mais por pacotes com novos serviços.

Notícias relacionadas

Por isso, a própria Ericsson aponta possíveis casos de uso emergentes em diferentes estágios de evolução, como hot zones 5G, serviços automotivos de entretenimento, de nuvem instantânea, cloud gaming, TV 5G e ensino imersivo.

Promessas

A Coreia do Sul seria exemplo de mercado onde algumas experiências do gênero já são oferecidas. Por outro lado, o primeiro país do mundo a lançar os serviços 5G também tem mais clientes “muito satisfeitos” com o 4G do que com o novo padrão: 31% x 27%.

Para a Ericsson, a reação está relacionada com “promessas exageradas” realizadas pelas operadoras na fase de pré-lançamento. A performance consolidada dos planos 4G no país, a falta de planos mais acessíveis e falhas na cobertura indoor foram apontadas como demais razões.

A cobrança por melhor performance em ambientes fechados seria uma tendência global, prossegue o relatório. A pandemia de covid-19 seria o grande motivador, visto a maior quantidade de pessoas dentro de casa.

A Ericsson sugere que o desempenho indoor é relativamente mais importante do que a velocidade de pacotes 5G neste momento. Em paralelo, também aponta que 20% dos usuários diminuíram o tempo passado em redes WiFi.

Para subsidiar o relatório, pesquisas quantitativas e qualitativas foram conduzidas em 26 países ao fim de 2020. Na época, a Ericsson calculava 220 milhões de acessos 5G no mundo. A estimativa da empresa é que mais 300 milhões de assinantes ingressem no padrão ao longo de 2021.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile