Nokia e Qualcomm realizam testes que atingem grandes extensões com ondas milimétricas

Foto: Pixabay

A Nokia, Qualcomm e a operadora norte-americana UScellular fizeram testes bem sucedidos de alcance em onda mmWave (ondas milimétricas) atingindo mais de 10 km de extensão, utilizando tecnologia 5G em uma rede comercial. As empresas afirmam que este é um novo recorde de alcance com esse tipo de frequência e o resultado positivo dos testes pode ser uma saída para levar serviço 5G de alcance estendido com grande capacidade e baixa latência para as áreas rurais.

No teste foi possível oferecer os benefícios de alta capacidade e latência ultrabaixa associados com 5G mmWave para uma ampla base de clientes. O teste de campo, que utilizou os rádios AirScale Baseband e mmWave da Nokia na banda de 28 GHz (n261), foi conduzido na rede comercial da UScellular em Grand Island, Nebraska.

As empresas testaram em conjunto vários locais com diferentes cenários, medindo distância, rendimento e latência. Este marco foi alcançado a uma distância recorde mundial de 10 km com velocidades médias de downlink de 1 Gbps e velocidades de uplink atingindo aproximadamente 57 Mbps. Além disso, a velocidade de downlink de 750 Mbps foi registrada a uma distância de 11 km.

Notícias relacionadas

As empresas acreditam que o 5G mmWave ajudará a eliminar a "exclusão digital" e oferecer boas capacidade em áreas rurais, suburbanas e urbanas. "Os testes mostraram que o Acesso Fixo Sem Fio (FWA) oferece velocidades rápidas de banda larga com boa relação custo-benefício, proporcionando acesso de 'última milha', especialmente em áreas rurais, fornecendo a conectividade necessária para escolas, hospitais e outras instituições-âncora", dizem as empresas em comunicado.

Benefícios

Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, enxerga benefícios para os consumidores. "Esses resultados demonstram o que o 5G mmWave trará aos consumidores, empresas e indústrias. Ao estender a distância para a tecnologia 5G mmWave sem sacrificar a velocidade ou a latência, ofereceremos uma experiência 5G incrível para ainda mais áreas."

Juho Sarvikas, vice-presidente e presidente para a América do Norte da Qualcomm, disse que "esta colaboração bem-sucedida representa outro marco significativo para 5G mmWave com o objetivo de fechar a 'desigualdade de conectividade' e expandir os serviços de banda larga para comunidades rurais, suburbanas e urbanas. Com esse marco, estamos capacitando as operadoras e OEMs a oferecer aos consumidores conectividade de banda larga 5G de alto desempenho e alcance estendido".

Mike Irizarry, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da UScellular, acredita que "os resultados dos últimos testes reforçam o papel importante que um serviço sem fio rápido e confiável mantém as pessoas conectadas, independentemente de onde morem ou trabalhem. Com a tecnologia 5G mmWave de empresas como Nokia e Qualcomm Technologies, podemos fornecer aos nossos clientes os recursos de ponta de 5G de latência ultrabaixa de alto desempenho e oferecer uma gama ainda mais ampla de serviços de comunicação para aprimorar sua experiência sem fio".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!