Modelo de negócios para 5G não é consenso entre PPPs

Ainda com incertezas em relação ao edital do 5G, a tecnologia em si também levanta questionamentos em termos de plano de negócios, a depender do tamanho da empresa. Para o recentemente contratado CSO do provedor pernambucano Um Telecom, Joselito Bergamaschinel, é preciso ter bastante cautela antes que as prestadoras de pequeno porte (PPPs) decidam participar do certame. 

"Todos sabemos que o business case do 5G não fecha. Estamos conversando com diferentes players, o investimento é muito alto, o deployment é bastante complicado. Claro que eles vão encontrar uma forma, mas é complexo", declarou o executivo durante evento do portal Tele.Síntese nesta quinta-feira, 10. Para ele, as PPPs devem buscar alternativas, como de players que operam apenas na infraestrutura, caminho que tem sido buscado pela Highline.

Apesar do argumento, Bergamaschinel confirma que a companhia tem a intenção de participar do leilão do 5G, incluindo a faixa de 26 GHz. O CSO diz que a Um Telecom estaria "conversando com vários fundos" e sentindo "bastante interesse e apetite para investimento". Ele também afirmou que a operadora regional está construindo o próprio ponto de troca de tráfego (PTT) no Recife.

Notícias relacionadas

Não é o entendimento do diretor de soluções integradas da Huawei Brasil, Carlos Alberto Roseiro. Para ele, as incertezas pertinentes ao 5G em geral são parte do risco do negócio, e mesmo isso estaria evoluindo. "Na perspectiva da grande operadora, é óbvio que [a conta do] 5G fecha. Todas as teles querem estar dentro disso, ninguém faz caridade. O BP [business plan] fecha". 

Redes neutras

Roseiro ressalta que no 5G é necessário ter escala, e por isso também sugere às PPPs se aproveitarem de parcerias. "Redes neutras é um modelo bem razoável no mercado brasileiro por isso. Quanto maior a escala da operação, maior o EBITDA."

Wellington Santos, diretor administrativo da piauiense Ora Telecom, acredita que o caminho da rede neutra é "natural", uma vez que permite rentabilizar uma infraestrutura que pode não estar sendo plenamente utilizada. "Varia de acordo com a estratégia de cada empresa, lógico. Não podemos afirmar que isso é um caminho, ela é que vai determinar. Mas aproveitar uma rede que você não ocupou na totalidade pode gerar tráfego e receita para o negócio."

O gerente de pesquisa sênior para mercados das Américas da OMDIA, Ari Lopes, destaca que há ainda a possibilidade de que PPPs se unam para tentar entrar no jogo do 5G. "O consórcio de ISPs é um modelo interessante sim para investigar, nem que seja uma maneira para se proteger quando vierem as grandes ISPs", declara. Ele cita ainda que outra forma de rentabilizar é a de trazer a conectividade aliada a games, seja por meio de consoles, por serviços online como XBox Live e PSN Plus, ou mesmo com cloud gaming. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!