RNP estuda viabilidade técnica de backbone entre Brasil e Guiana em programa do MCTIC

Foto: Pixabay

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está realizando estudos de viabilidade técnica e de estratégia de negócio para interligar o Brasil à Guiana, melhorando a infraestrutura de telecomunicações na Região Norte. Segundo a organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), isso será feito por meio de uma conexão de fibra entre as cidades de Boa Vista e Georgetown

De acordo com a entidade, os recursos "foram oriundos da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, com apoio do MCTIC". Porém, não foi divulgado o quanto dos recursos será utilizado para esse fim específico da rota, que não estava no planejamento inicial do governo para conectar a região. 

A ideia é melhorar a infraestrutura de telecom na Região Norte brasileira, no âmbito do "Programa Conecta Brasil, MCTIC Norte Conectado". Assim, prevê o desenvolvimento da infraestrutura de comunicações na região, especialmente em Roraima, contribuindo para ações de expansão do sistema RNP e de políticas públicas do governo federal.

Notícias relacionadas

Os principais aspectos do estudo são:

  • Avaliar as condições de infraestrutura existentes para a implantação do cabo ótico na rota pelas rodovias que interligam os dois países.
  • O trecho terrestre entre Boa Vista e Georgetown tem 682 km de distância.
  • A previsão de conclusão do estudo da RNP é de 90 dias, a partir das assinaturas de contrato com as empresas que prestarão os serviços. A organização não divulgou quais empresas teriam sido escolhidas, ou se ainda haverá um chamamento para esse projeto.
  • Em paralelo, a entidade realiza um estudo regulatório e negocial para avaliar possibilidades de parcerias com provedores de Internet e operadoras para "empreender na Guina uma estratégia de construção conjunta e compartilhamento de infraestrutura". Esses estudos, por sua vez, deverão ser concluídos em seis meses.

Saída no Norte

A escolha da Guiana se deu pela proximidade e pelo posicionamento estratégico do país, onde estão instaladas rotas internacionais por meio de cabos submarinos conectando a Fortaleza, no Brasil; Paramaribo, no Suriname; e a Porto de Espanha, em Trinidad e Tobago. 

"Com a construção de uma nova rota de Boa Vista a Georgetown, torna-se possível fechar um anel, a partir de Fortaleza até Belém, por diversas infraestruturas terrestres já existentes nas regiões Nordeste e Norte, como por exemplo o Linhão de Tucuruí, o que dá redundância e contingência à Amazônia Setentrional com saída pelo Oceano Atlântico", afirma a RNP.

Programa

De acordo com as diretrizes do Programa Conecta Brasil, anunciado formalmente em julho do ano passado pelo governo Jair Bolsonaro (mas já antecipado maio, conforme noticiado por TELETIME), o intuito seria a construção de um backbone na região da Amazonia, com previsão de 5 mil km para o tronco principal ao custo total de R$ 890 milhões (sendo R$ 350 milhões para o tronco principal) e com entrega prevista do último trecho para dezembro de 2023. Nas ramificações, eram previstas parcerias com provedores locais no Projeto Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). 

Em apresentação do MCTIC ao Senado Federal, o governo havia apresentado uma saída do Amapá à Guiana Francesa, mas não à Guiana. A rota em Roraima seria apenas interna, conectando Boa Vista a Novo Airão, um trecho de 741 km, e que chegaria depois a Manaus, onde seria linkado ao tronco principal.  

A expectativa do governo em março deste ano era de que os recursos para uma primeira etapa, interligando Macapá a Santarém (PA), fosse concluída até dezembro. Os recursos seriam de um esforço conjunto do MCTIC com as pastas de Educação, Saúde, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a bancada da região Norte no Senado. Nos trechos seguintes, recursos do Gired e a restituição de valores atrelados à Operação Lava Jato seriam as fontes planejadas, ainda que não haja garantia de liberação desses recursos até o momento. O programa do Nordeste Conectado já tem recursos garantidos pelo MCTIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!