Quantidade de processos de telecomunicações analisados pelo Cade aumenta em 2020

O número de atos de concentração envolvendo o setor de telecomunicações analisados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entre janeiro e maio de 2020 dobrou quando comparado com o mesmo período de 2019, saltando de dois, em 2019, para quatro casos em 2020. Estes números estão dentro de um total de 170 casos analisados pela autarquia em 2020. O balanço foi divulgado semana passada pelo órgão.

O último processo de telecomunicações no Cade foi a autorização da parceria da Oi com a Mob Telecom. O acordo, executado no modelo de franquias de banda larga fixa e que deverá ser localizado no Ceará e em Pernambuco, foi aprovado sem restrições pela superintendência geral do órgão na terça-feira, 9. O Conselho entendeu que não há impacto na concorrência ou verticalização.

"Além disso, conforme a regulação específica da Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD), uma prestadora de serviços de telecomunicações com poder de mercado significativo é obrigada a compartilhar infraestrutura de rede com outras prestadoras de serviço de telecomunicações (que é o caso da Oi em toda Região I do Plano Geral de Outorgas – PGO), o que mitiga a relação vertical gerada pela presente Operação", afirmou o relatório da decisão.

Notícias relacionadas

Notavelmente, o acordo entre a Oi e a Mob Telecom teve a decisão final em junho, então não é contabilizado no balanço.

Casos de outros setores

De acordo com balanço realizado pela Coordenação-Geral Processual do Cade, de janeiro a maio deste ano, foram analisados 170 atos de concentração. O número supera os 165 casos decididos pelo Conselho no mesmo período em 2019. Até o momento, o setor de energia elétrica (geração, transmissão, e distribuição de energia elétrica) é o que mais recebeu aval do Cade para os seus negócios.

Com relação aos casos notificados, também houve aumento no período em comparação com o ano anterior. Nos primeiros cinco meses de 2020, foram 178 operações submetidas ao Conselho, em 2019 foram 165. O valor total aproximado das transações que foram notificadas ao Cade neste ano é de R$ 65,4 bilhões.

Agilidade

A autarquia alega ser uma das mais ágeis do mundo para analisar uma operação. No comparativo com 2019, durante o período de janeiro a maio, o tempo médio geral das análises foi menor em 2020. Em maio, por exemplo, a média geral foi de 31,4 dias em 2020 contra 34,4 dias em 2019. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!