Publicidade
Início Newsletter Estudo da Nokia indica demanda por acesso para Internet fixa com 5G

Estudo da Nokia indica demanda por acesso para Internet fixa com 5G

Utilizado nos primeiros lançamentos do 5G pelo mundo, o acesso fixo-móvel (FWA) é considerado pela Nokia como o caso de uso “mais desejável entre os consumidores em todo o mundo”. De acordo com pesquisa divulgada pela fornecedora nesta quarta-feira, 10, e conduzido pela Parks Associates com 3 mil pessoas apenas no Reino Unido, Estados Unidos e Coreia do Sul (justamente, países onde a quinta geração já foi lançada de alguma forma), a demanda pelo 5G em FWA se traduziria em oportunidade para operadoras de celular competirem com provedores de Internet fixa

Para 76% dos entrevistados, o FWA era o cenário mais atraente. Se o preço do serviço fosse o mesmo da Internet fixa tradicional, mas com mesmo desempenho ou melhor, 66% disseram que assinariam o 5G. Dos entrevistados, 41% disseram só contar com uma opção de provedor de banda larga, o que leva a Nokia a concluir que a tecnologia poderia competir com a solução fixa.

Mas também há o caso de consumidores que estão dispostos a pagar mais pelo 5G. Para 63% dos entrevistados, pagar 5% mais era aceitável. Para 52%, o valor poderia ser 10% acima. Conforme aponta a fornecedora, participantes disseram que iriam comparar atentamente os preços de diferentes operadoras, mas que isso indicaria que o custo não é uma barreira para adotar a tecnologia. 

Notícias relacionadas

Apesar de o levantamento ter sido restrito aos mercados onde já há disponibilidade de 5G, apenas metade dos entrevistados revelou ter alguma familiaridade com a tecnologia. Das que mostravam conhecimento sobre o tema, 80% acreditam que a quinta geração é atrativa, contra 23% entre os que não estavam familiarizados. Mais da metade das pessoas disseram que provavelmente migrariam de operadora caso o 5G não fosse lançado pela atual em 12 meses.

Casos do 5G

Segundo a companhia, a pesquisa foi encomendada antes da pandemia do coronavírus, mas já demonstrou demanda por ferramentas de chamadas em vídeo de trabalho remoto. Quase a metade dos que fazem home office indicaram ter “forte vontade” de trocar para 5G e “mais propensos” a comprar um smartphone compatível com a tecnologia. 

A pesquisa da Nokia identificou os seguintes desejos de uso para o 5G: 

  • FWA (76%)
  • 5G celular (71%)
  • Detecção de vídeo (69%)
  • Realidade Aumentada (66%)
  • Vigilância por vídeo (66%)
  • Tecnologia de ambientes inteligentes (65%)
  • Realidade virtual (65%)
  • Cloud gaming (56%)
  • Veículos Conectados (45%)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile