Estudo da Nokia indica demanda por acesso para Internet fixa com 5G

Utilizado nos primeiros lançamentos do 5G pelo mundo, o acesso fixo-móvel (FWA) é considerado pela Nokia como o caso de uso "mais desejável entre os consumidores em todo o mundo". De acordo com pesquisa divulgada pela fornecedora nesta quarta-feira, 10, e conduzido pela Parks Associates com 3 mil pessoas apenas no Reino Unido, Estados Unidos e Coreia do Sul (justamente, países onde a quinta geração já foi lançada de alguma forma), a demanda pelo 5G em FWA se traduziria em oportunidade para operadoras de celular competirem com provedores de Internet fixa

Para 76% dos entrevistados, o FWA era o cenário mais atraente. Se o preço do serviço fosse o mesmo da Internet fixa tradicional, mas com mesmo desempenho ou melhor, 66% disseram que assinariam o 5G. Dos entrevistados, 41% disseram só contar com uma opção de provedor de banda larga, o que leva a Nokia a concluir que a tecnologia poderia competir com a solução fixa.

Mas também há o caso de consumidores que estão dispostos a pagar mais pelo 5G. Para 63% dos entrevistados, pagar 5% mais era aceitável. Para 52%, o valor poderia ser 10% acima. Conforme aponta a fornecedora, participantes disseram que iriam comparar atentamente os preços de diferentes operadoras, mas que isso indicaria que o custo não é uma barreira para adotar a tecnologia. 

Notícias relacionadas

Apesar de o levantamento ter sido restrito aos mercados onde já há disponibilidade de 5G, apenas metade dos entrevistados revelou ter alguma familiaridade com a tecnologia. Das que mostravam conhecimento sobre o tema, 80% acreditam que a quinta geração é atrativa, contra 23% entre os que não estavam familiarizados. Mais da metade das pessoas disseram que provavelmente migrariam de operadora caso o 5G não fosse lançado pela atual em 12 meses.

Casos do 5G

Segundo a companhia, a pesquisa foi encomendada antes da pandemia do coronavírus, mas já demonstrou demanda por ferramentas de chamadas em vídeo de trabalho remoto. Quase a metade dos que fazem home office indicaram ter "forte vontade" de trocar para 5G e "mais propensos" a comprar um smartphone compatível com a tecnologia. 

A pesquisa da Nokia identificou os seguintes desejos de uso para o 5G: 

  • FWA (76%)
  • 5G celular (71%)
  • Detecção de vídeo (69%)
  • Realidade Aumentada (66%)
  • Vigilância por vídeo (66%)
  • Tecnologia de ambientes inteligentes (65%)
  • Realidade virtual (65%)
  • Cloud gaming (56%)
  • Veículos Conectados (45%)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!