Estudo aponta que acesso à Internet reflete desigualdade social no País

Foto: Pixabay

No Brasil, mais de 90% das pessoas pertencentes às classes A e B têm acesso à internet. Nas classes D e E, contudo, o percentual de conectados cai a 42%. Os dados fazem parte de uma análise divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira, 10. O estudo, feito a partir dos dados da pesquisa TIC Domicílio 2017, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), também aponta que mais de 70% dos moradores das cidades fazem uso da Web. No entanto, nas áreas rurais, o volume cai para 44%.  

"O que observamos é que os usuários mais frequentes e mais intensivos são aqueles que têm maior renda, escolaridade, entre outras características socioeconômicas. Então, existe uma estrutura de reprodução de desigualdades no mundo virtual", afirma Frederico Barbosa, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea. Aqueles que estudaram até o quinto ano do ensino fundamental são os que menos consomem conteúdos culturais pela internet.

Idade

Notícias relacionadas

O estudo também aponta que são osjovens e adultos entre 10 e 34 anos que têm maior presença no ambiente virtual.Do total de leitores de jornais online, 58,5% estão nesse intervalo etário. Jáos internautas com 60 anos ou mais representam 5,3%. Entre as atividades delazer, 76% dos que acessam jogos online têm entre 10 e 34 anos, assimdivididos: 27,6% de 10 a 15 anos, 28,2% (16 a 24 anos) e 20,2% (25 a 34 anos).

A diferença entre os hábitos dospúblicos masculino e feminino é relativamente pequena, mas prevalece o consumoligeiramente maior por parte dos homens. A divisão entre homens e mulheres queusam a internet para ler jornais ou escutar música é de 51,3% e 48,7%. Apresença masculina é maior nas ações de jogar online e baixar conteúdo de jogose filmes. Mais de 60% dos usuários desses conteúdos são homens.

O levantamento do Cetic.br aponta que no Brasil, 61% dos domicílios tinham acesso à Internet em 2017, num total de 120 milhões de usuários acima de 10 anos de idade – cerca de 67% da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!