A nova política de publicidade móvel online da Apple será investigada por órgãos reguladores do setor nos Estados Unidos. Segundo informaram fontes próximas ao assunto ao Financial Times, o governo quer saber se o bloqueio de ferramentas de análise de conteúdo de terceiros infringe a lei antitruste do país.
No mês passado, a Apple publicou a primeira versão de seu regulamento para a nova plataforma de publicidade móvel, o iAd, em que proibia terceiros de vender publicidade nos aplicativos para celulares. Depois ser duramente criticada pelas agências de publicidade e principalmente pelo Google, que tem sua própria plataforma de anúncios, o AdMob, a empresa de Steve Jobs reformulou, na terça-feira, 8, o regulamento para publicidade em aplicativos e determinou que as ferramentas de análise de anúncios desenvolvidas por terceiros só poderiam ser aplicadas nos dispositivos da Apple mediante autorização.
As fontes ouvidas pelo jornal britânico disseram que a movimentação da Apple chamou bastante a atenção dos órgãos do governo americano. No entanto, ainda não foi decidido se ela será investigada pelo órgão regulador das relações comerciais, a Federal Trade Comission (FTC), ou pelo próprio Departamento de Justiça do país (DOJ).
Para o Financial Times, a decisão da Apple foi um golpe direcionado especificamente ao Google e seu AdMob. O jornal britânico analisa que o site de buscas é o maior rival da Apple no mercado de publicidade móvel e tem plenas condições de ultrapassar o número de usuários do iAd. Para o presidente da AdMob, Omar Hmoui, a decisão da Apple ameaça a receita que sustenta o mercado de aplicativos, principalmente para os pequenos desenvolvedores.