Vivo escolhe Amazon Web Services para abrigar core de rede 5G no Brasil

Braço da Amazon para o mercado de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS) foi selecionada pela Vivo para compor o core (núcleo) da rede 5G que está sendo implementada pela operadora no Brasil.

O anúncio foi realizado pela empresa de tecnologia nesta terça-feira, 10. O core 5G da Vivo funcionará em nuvem, em um ambiente híbrido entre a infraestrutura da Vivo e a solução AWS Outposts. Vale notar que a Amazon e a Telefônica (controladora da Vivo) vêm estreitando laços há algum tempo, como antecipou este noticiário no ano passado.

"Analisamos e testamos o que há de mais avançado em soluções de infraestrutura de nuvem híbrida no mercado e selecionamos a AWS por sua tecnologia de nuvem madura e confiável, além do compromisso da AWS de implementar os recursos necessários para que possamos desenvolver e operar workloads de rede. Essa parceria contribuirá para nossa estratégia de construção de um novo modelo operacional para redes nativas na nuvem", afirmou o diretor de planejamento da Vivo, Elmo Matos, no comunicado distribuído pela AWS.

Notícias relacionadas

Com a iniciativa, a operadora usará as soluções de telecomunicações da AWS para automatizar a implementação, gerenciamento e operação das funções de rede em contêineres do serviço. O uso de serviços gerenciados nativos em nuvem da AWS devem reduzir o "time to market" de novos serviços de valor agregado em 5G, como fatiamento de rede e edge computing.

"Ao construir seu core de rede 5G no AWS Outposts, a Vivo lidera e indica o caminho de adoção da infraestrutura nativa de nuvem para toda a indústria", defendeu o VP de edge cloud da AWS, Jan Hofmeyr, também em comunicado.

A solução

O AWS Outposts é descrito como solução que habilita computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços em ambientes "on premise". Na prática, a oferta leva a infraestrutura nativa de cloud computing e os modelos operacionais da AWS para praticamente qualquer data center. Dessa forma, clientes como a Vivo podem usar as mesmas APIs, painel de controle, ferramentas e hardware da AWS para oferecer uma experiência híbrida.

Na última semana, a Vivo também selecionou a Nokia como uma das fornecedoras para core de rede 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!