Câmara aprova PL que prevê o silêncio positivo; texto segue para o Senado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por votação simbólica, o PL 8.518/2017, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que trata do silêncio positivo para a autorização da instalação de antenas. Durante os debates, o PSO apresentou requerimento de retirada de pauta, que foi rejeitado. O projeto de lei agora segue para o Senado Federal.

O texto diz que as operadoras estão autorizadas a instalar a infraestrutura de antenas dentro de 60 dias após a solicitação. Segundo o deputado Vitor Lippi, o texto não tira a autonomia dos municípios e as licenças tem caráter provisório de dois meses. "O município vai ter 60 dias para dar a resposta ao pedido da operadora. Entendemos que isso aqui é extremamente fundamental. O projeto já foi aperfeiçoado", disse Lippi na tribuna da Câmara.

Na posse como presidente da Anatel, Carlos Baigorri disse que apoia o texto, justificando que o PL facilitaria a expansão do 5G e de outros serviços de telecomunicações.

Notícias relacionadas

Passo importante

Para o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, a aprovação do PL do é um passo importante para a chegada do 5G no Brasil. Ele afirma que o projeto "ajudará a solucionar gargalos em cidades que ainda têm leis de antenas desatualizadas e em desacordo com a Lei Geral de Antenas".

Atualmente, o tempo médio para o licenciamento de uma antena é de seis meses, mas em algumas cidades esse prazo chega a um ano, o que não é compatível com a nova tecnologia, diz o executivo. "Um licenciamento rápido e eficiente para a instalação de antenas é essencial para a chegada do 5G, que exige de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G. O licenciamento facilitado também é importante para ampliar a cobertura em regiões periféricas das cidades e garantir que os benefícios da conectividade cheguem a mais pessoas. Assim, o setor de telecom como um todo aguarda a rápida tramitação do projeto no Senado", explicou Ferrari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!