Ciena diminui dependência de teles com ISPs, data center e conteúdo

A fornecedora de tecnologia para redes Ciena está diminuindo sua dependência frente o setor tradicional de telecomunicações a partir da diversificação da carteira de clientes. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Fernando Capella, 35% da receita global no primeiro trimestre de 2019 foi oriunda de clientes "não-telcos". Os dados se assemelham com a dinâmica registrada na subsidiária brasileira.

De acordo com Capella, entre as fontes emergentes de receitas no País estão, além de provedores de conteúdo e de data center, os provedores regionais (ou ISPs), cuja demanda por melhoria em trechos óticos está aquecida. O executivo ainda cita "empresas que têm optado por construir redes próprias" como forma de reduzir custos com a infraestrutura no longo prazo. No ano passado, a Ciena atuou em projetos do gênero para bancos, governo e também no setor de educação. "É uma estratégia pra não depender tanto do humor das operadoras tradicionais", pontua o executivo. Vale notar que o investimento do setor de telecom voltou a crescer no ano passado após três anos de recuos. 

Para o segmento, uma das grandes apostas segue sendo a tecnologia de redes "adaptativas", que flexibilizam a capacidade em tempo real com ajuda de analytics e inteligência artificial. Tradicional fornecedora de tecnologia para redes fixas, a empresa lembra que tais funcionalidades devem ser vitais para o 5G, na qual o suporte da infraestrutura de fibra ótica será fundamental para baixas taxas de latência. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!