O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, abriu nesta terça-feira, 10, em Porto Alegre, a BITS 2011 – Business IT South America, primeiro evento da CeBIT no Brasil, organizado pela Deutsche Messe em parceria com a Converge Comunicações e a Fiergs. O evento deve receber 10 mil visitantes nos três dias de realização. De acordo com Genro, a inserção do Rio Grande do Sul no mundo passa pela qualificação tecnológica. "[Diria que,] mais do que importante, trata-se de evento fundamental para a necessidade do estado de realizar uma revolução produtiva."
A escolha da capital gaúcha para a realização do evento teve como objetivo a criação de novos mercados, tanto na região Sul quanto nos países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, diz o diretor da Deutsche Messe, Constantino Bäumle, ao explicar o motivo que levou a optar pela cidade. "O grau de internacionalização do evento também pesou na escolha", revela ele, ao salientar que participam da BITS 2011 empresas de 20 países – África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Coréia, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Índia, México, Paraguai, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Taiwan e Uruguai. "A opção por Porto Alegre é porque também quisemos fazer um evento que fosse uma espécie de imersão de negócios, em que o empresário viesse para o Sul e se concentrasse no evento, em encontros de negócios, discussões sobre tendências e desafios do setor."
A BITS 2011 foi dividida em três áreas: Summit Internacional, BITS Global Conferences, com palestras, seminários e workshops, e a feira de produtos de tecnologia. O Summit Internacional tem como foco aspectos políticos, mercadológicos e empresariais, enquanto a Global Conferences conta com palestras de profissionais de destaque em empresas de telecomunicações e de tecnologia da informação. Já a feira reúne, em uma área de 2,5 mil metros quadrados, 215 empresas expositoras que apresentam as novidades e tendências voltadas para produtos, serviços e tecnologias do setor.
Evento