A loja de venda de músicas pela internet UOL Megastore está em operação desde o início de maio e, segundo o diretor geral do provedor, Marcelo Epperlein, as campanhas promocionais publicitárias de lançamento da loja estão programadas para junho. A previsão é que a loja opere com uma coleção de mais de 500 mil títulos de músicas das principais gravadoras, ao preço de R$ 2,90 cada no site www.uol.com.br/megastore.
A UOL Megastor também deverá oferecer downloads das músicas para celulares. ?Isso também é parte do projeto. Estamos esperando completar a digitalização da nossa coleção de música para anunciar a loja em grande escala e aí temos várias outras etapas, outros desenvolvimentos que pretendemos introduzir no produto dentro desse conceito de megastore?, revelou o diretor durante conferência de resultados do primeiro trimestre de 2006 da empresa.
Balanço
O lucro líquido do UOL no trimestre foi de reduzido em 49% ante o registrado no mesmo período de 2005, passando de R$ 40 milhões para R$ 20,5 milhões. No mesmo período, a receita bruta cresceu 17%, e o provedor encerrou o mês de março com um faturamento total de R$ 156 milhões. A maior parte da receita ainda vem das assinaturas (R$ 116,9 milhões), mas a publicidade e outras receitas (como o serviço de VoIP) cresceram 76% nos últimos 12 meses e finalizaram o trimestre com faturamento de R$ 39,1 milhões). A margem Ebitda atingiu 31% nos primeiros entre os meses de janeiro e março deste ano (20% no primeiro trimestre de 2005), foi impactada positivamente pelo crescimento da receita de publicidade e do controle dos custos operacionais, que caíram 6% nos últimos 12 meses (e encerrou o trimestre em R$ 49,6 milhões) graças à renegociação dos contratos de longo prazo com as operadoras de telecomunicações. A base de assinantes cresceu 7% e o UOL terminou março com 1,465 milhão de clientes, dos quais 637 mil são clientes banda larga (crescimento de 36% em relação a março de 2005).
Novos projetos
O diretor financeiro e de relações com investidores Paulo Narcélio Amaral estima, entretanto, que as margens Ebitda do segundo e terceiro trimestres do UOL devem ficar abaixo no índice do primeiro trimestre. ?Isso devido a investimentos em novos projetos geradores de receita e de publicidades que serão lançados no segundo e terceiro trimestres desse ano, aumentando a diversificação de receitas da companhia?, explica Amaral. Entre esses investimentos estão a UOL Megastore. Mas o diretor reiterou a previsão de crescimento de Ebitda de 30% para o ano de 2006 ? no primeiro trimestre o UOL registrou um Ebitda foi de R$ 38 milhões (crescimento de 73% sobre mesmo período de 2005).