A TIM anunciou nesta quinta-feira, 10, um amplo projeto de modernização e expansão de rede móvel no estado de São Paulo, com apoio das fornecedoras Huawei e Nokia. A iniciativa com investimento de quase R$ 1 bilhão prevê a atualização de equipamentos e a construção de novos sites para cobertura no estado, além de fortalecimento comercial na região.
As novidades foram apresentadas pelo comando da TIM em evento realizado na capital paulista, do qual participou TELETIME. Ao todo, 4 mil sites de suporte à infraestrutura de rede móvel receberão investimentos, entre ativos modernizados e 700 sites novos em 160 cidades.
O projeto terá a Huawei como fornecedora da modernização no DDD 11, que inclui a região metropolitana de São Paulo e soma 64 cidades. Já a Nokia será parceira da TIM no interior do estado: nos DDDs 12 (litoral norte e Vale do Paraíba), 13 (Baixada Santista e litoral sul), 15 (Sorocaba e região) e 19 (Campinas e região), revelou o CEO da operadora, Alberto Griselli.
O movimento foi descrito como o maior projeto de modernização de rede da empresa. O projeto tem conclusão prevista para outubro e, no DDD 11, já foi finalizado em bairros paulistanos como Itaim Bibi, Vila Mariana e Moema, além de cidades do ABC. A transformação deve incrementar em mais de 40% a capacidade de rede, promete a TIM.
Na soma do DDD 11, são 3 mil sites que receberão investimentos, incluindo a instalação de 300 estruturas novas. Já nas cidades do interior, mil sites serão envolvidos: 400 deles são novos e outros 600, sites existentes que terão "upgrade" para a tecnologia 5G, explicou ao TELETIME o diretor de tecnologia (CTO) da TIM, Marco Di Costanzo.
O executivo também detalhou que as antenas da Huawei utilizadas no projeto de modernização foram desenvolvidas a pedido da TIM, contando com 4G e 5G acoplados. "Isso redunda em maior capacidade, dimensão com menor ocupação de espaço em torres e melhor integração visual, além de consumo energético menor, de uma ordem de 15%".
Segundo o CEO, Alberto Griselli, essa "antena única" também deve ser menos custosa, ao substituir dois equipamentos distintos 4G e 5G. Essa é a primeira implementação no mundo do equipamento da Huawei, apresentado à TIM ainda como um protótipo na edição de 2024 do Mobile World Congress.
Impactos
Ao fim do projeto a TIM deve ampliar a cobertura 5G no estado de 94 para mais de 200 municípios ao longo de 2025. Também está prevista a ampliação da rede 4G da tele, alcançando áreas periféricas no interior paulista. A expectativa é que a iniciativa impacte cerca de 10 milhões de clientes, ou quase 20% da base da operadora.
Durante a coletiva de imprensa nesta quinta, Alberto Griselli destacou o investimento em São Paulo como parte relevante do capex realizado pela TIM (que tem variado entre R$ 4 bi e R$ 5 bi ao ano). Ele também colocou a empresa como líder no segmento 5G, no ponto de vista de cobertura e da qualidade (neste caso, com base em análises da Opensignal).
"Nós cobrimos as principais capitais em todos os bairros logo na largada. Agora é momento de fortalecer e consolidar essa liderança, o que nos incentiva a darmos um ou dois passos para frente. É o que estamos fazendo em São Paulo e em outros lugares", afirmou o CEO.
Neste sentido, o diretor de receitas (CRO) da TIM, Fabio Avellar, destacou que a empresa também pretende realizar algo parecido – embora "não com a mesma monta" financeira – em outras regiões do País. Uma área beneficiada deve ser o DDD 31, que inclui a capital mineira Belo Horizonte.
Comercial e marketing
Em São Paulo, o plano da empresa ainda contempla a abertura de 30 novas lojas em diferentes cidades, como Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Mauá, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Guarujá, Praia Grande, Indaiatuba e Valinhos. O plano também prevê uma nova loja conceito de 320 metros na Rua Oscar Freire, conhecida por reunir estabelecimentos de alto padrão.
A aposta da TIM em São Paulo ainda inclui a realização, pela primeira vez, do festival TIM Music na capital do estado. Marcado para este próximo final de semana (12 e 13 de abril), o evento gratuito deve reunir 30 mil pessoas em dois dias. Shows das embaixadoras da marca Ivete Sangalo e Iza e de outros artistas como Ludmilla, Mano Brown e Martinho da Vila compõem a programação.