Murtra, CEO da Telefónica, é eleito para conselho de administração

Marc Murtra, presidente da Telefónica (crédito: Divulgação)

Menos de três meses após ter sido nomeado CEO do Grupo Telefónica, dono da Vivo no Brasil, Marc Murtra foi eleito para o conselho de administração da operadora. A decisão foi ratificada em assembleia geral de acionistas realizada nesta quinta-feira, 10, em Madri.

Em discurso aos acionistas, o executivo e agora também conselheiro destacou que "nossa prioridade será Europa, Europa e Europa" – além da Espanha, a Telefónica tem operações relevantes na Alemanha e no Reino Unido. Mas Murtra também acrescentou que "manteremos nossa posição de liderança no Brasil como mercado essencial [core]".

O executivo ainda afirmou que, sob a sua gestão, a Telefónica será conduzida com "forte disciplina financeira" e irá "operar sob parâmetros de excelência tecnológica e operacional". Um dos objetivos de sua administração é simplificar os negócios da companhia – no momento, por exemplo, a empresa tenta vender a sua unidade na Argentina.

Notícias relacionadas

Mercado europeu

O CEO da Telefónica ainda aproveitou a nomeação como conselheiro para fazer um apelo ao mercado europeu de telecomunicações. Segundo ele, as grandes operadoras devem começar um processo de consolidação dentro dos seus respectivos países para ganhar escala e, assim, ter melhores condições para investir.

"Nossa visão é que o alto nível de fragmentação no setor de telecomunicações europeu, único no mundo, e a regulamentação excessiva, também única em sua intensidade, eliminaram a possibilidade de que as empresas de telecomunicações europeias pudessem ser gigantes tecnológicas capazes de competir com suas contrapartes americanas e chinesas, garantindo a soberania e a produtividade da Europa", avaliou Murtra.

Vale lembrar que o executivo foi nomeado CEO da Telefónica em janeiro deste ano, refletindo mudanças no quadro acionário da companhia. Inclusive, o discurso de Murtra aos acionistas guarda relação com a visão que ele compartilhou sobre o setor de telecomunicações em painel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, no início de março.

Composição do conselho

De acordo com o site da Telefónica, o conselho de administração da companhia é composto por no mínimo cinco e, no máximo, 20 conselheiros. Atualmente, o grupo conta com 15 conselheiros, além de um secretário e um vice-secretário.

Os membros do board têm mandatos de quatro anos e podem ser reeleitos uma ou mais vezes por igual período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!