Amazon adia lançamento de satélites do projeto Kuiper após mau tempo

Photo credit: United Launch Alliance

O lançamento do primeiro lote com 27 satélites de baixa órbita (LEO) do projeto Kuiper, da Amazon, foi adiado. Os artefatos iriam ao espaço na noite da última quarta-feira, 9, a bordo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA).

A missão, contudo, foi cancelada devido ao mau tempo no Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos). Segundo a ULA, a formação de nuvens e os ventos fortes estavam "acima do limite seguro para decolagem". Isso levou o meteorologista do lançamento, Brian Belson, a recomendar a suspensão da missão na janela de lançamento restante da noite de ontem.

Apesar do contratempo, a Amazon afirmou em comunicado que vai compartilhar "uma nova data de lançamento assim que esta estiver disponível".

Notícias relacionadas

Kuiper

Para formar a constelação Kuiper, a Amazon planeja mais de 80 lançamentos para preencher o céu com uma constelação de 3,2 mil satélites. Esse volume de artefatos no espaço deve permitir que a companhia de Jeff Bezos consiga oferecer serviço de banda larga em várias regiões do globo. 

Mesmo com menos satélites no espaço, já é possível garantir a entrega de conectividade em regiões específicas. Segundo a companhia, a expectativa é iniciar os serviços comerciais de banda larga do Kuiper já no final de 2025.

Em 2023, a companhia enviou ao espaço protótipos para testar a tecnologia, que opera a partir da baixa órbita em modelo similar ao executado pela Starlink. No Brasil, a Kuiper já tem autorização da Anatel para operar a frota de satélites, além da Sky como parceira para distribuição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!